sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Primavera dos Museus terá início dia 21 em Ilhéus

Programação, que ocorre nos museus, na Biblioteca Municipal e na Praça Castro Alves tem por objetivo funcionar como ferramenta de fomento para a valorização e preservação do patrimônio museológico da cidade
Durante os dias 21 a 26 deste mês, acontecerá a 9ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus e Memórias Indígenas”. O evento é proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e, em Ilhéus, é realizado pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação deste ano conta com palestras, oficinas, feiras e apresentações de artistas regionais.
O evento será realizado na Biblioteca Municipal Adonias Filho e na Praça Castro Alves, ambas no centro, onde acontecerá a II Feira das Tradições Culturais. A programação inclui também a exposição “Memórias Indígenas”, com o acervo do indigenista Silvan Barbosa Moreira, na sala do Conselho Municipal de Cultura, localizado dentro da biblioteca, assim como exposição de artistas com vertente indígena. Para o titular da Secult, Paulo Atto, o evento representa a valorização da importância histórica dos museus para a sociedade, como forma de preservação da memória coletiva.
Museus que compõem o Circuito de Memória também participarão da programação com diversas atividades culturais, que incluem palestras com profissionais da área de turismo, educação e cultura. Desta forma, o evento busca democratizar o conhecimento das tradições culturais e assim movimentar a economia criativa do município, além de levar lazer e entretenimento à população e visitantes. Assim, a programação se torna mais uma opção para o calendário turístico da cidade.
A presidente da Rede de Museus, Maria Helena Tavares, explica que desde 2012 a instituição promove a Primavera dos Museus em Ilhéus através do “desenvolvimento de ações em prol da divulgação e valorização dos museus na cidade de Ilhéus, intensificando as relações dos museus com a comunidade”. Logo, a Primavera dos Museus além de funcionar como ferramenta de fomento para a valorização e preservação do patrimônio museológico da cidade, tem o propósito de preservar a memória e valorizar a diversidade cultural ilheense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário