terça-feira, 8 de setembro de 2015

Projeto Horta nas Escolas visa reforçar educação em Itabuna

Desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente (Seagrima), o projeto Horta nas Escolas começa a ser implantado em Itabuna nesta sexta-feira, dia 11, na Escola Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano. As hortas servirão como laboratórios ao ar livre para aulas práticas de Química, Física, Biologia, Matemática, Geografia e Meio Ambiente, em um projeto que visa reforçar a educação e promover inclusão.
Cada escola participante do projeto receberá um kit horta composto de carrinho de mão, enxada, pá, regador, mangueira, adubos, bandejas para mudas, sementes, além do material didático para ensinar o estudante como cuidar diariamente da horta. As atividades extracurriculares serão acompanhadas por monitores treinados por técnicos agrícolas da Seagrima.
De acordo com os coordenadores do Projeto Horta nas Escolas, os estudantes vão aprender, na prática, as disciplinas tradicionais e temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, vida dos insetos, clima, etc. “Com isso, pretendemos melhorar o desempenho dos estudantes na sala de aula”, explica Edinélia Conceição Costa, uma das coordenadoras do projeto.
Segundo o cronograma da Seagrima, depois da Escola Everaldo Cardoso, o projeto será implantado nas escolas Ana Francisca Messias, em Ferradas; João Mangabinha Filho, no Mangabinha; Professora Maria Raimunda Oliveira, no Santo Antônio; e Roberto Santos, no Jardim Primavera em data ainda a ser definida. “O objetivo do projeto é também melhorar os hábitos alimentares e nutricionais dos estudantes, que vão poder consumidor produtos livres de agrotóxicos”, explica Edinélia Conceição.
O projeto Horta nas Escolas visa ainda a valorização dos espaços inutilizados nas escolas municipais e construir nos estudantes a importância das práticas corretas em contribuição com o equilibro ambiental do planeta. Empresas interessadas também podem participar do Projeto Hortas nas Escolas, fazendo a doação de ferramentas e adubos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário