quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

IFÁ Afrobeat será atração do projeto Caravana da Música em Ilhéus

O espetáculo será apresentado dia 21 de fevereiro, às 17 horas, na praça Castro Alves, no centro da cidade
O projeto Caravana da Música chega a Ilhéus no próximo dia 21 de fevereiro, com o grupo IFÁ Afrobeat, um dos nomes mais interessantes da música contemporânea na Bahia. Segundo o secretário de Cultura do Município, Paulo Atto, a apresentação pública do grupo acontecerá na Praça Castro Alves, no centro da cidade, a partir das 17h.
Realizado pela Maré Produções Culturais, o projeto Caravana da Música conta com patrocínio da Vivo, através do FAZCULTURA, numa parceria entre as secretarias de Cultura e da Fazenda do governo da Bahia. Nas cidades onde já se apresentou, o grupo IFÁ Afrobeat tem atraído grande público proporcionando um espetáculo que mostra a riqueza da produção cultural baiana, a diversidade do cenário e a potência de nossa música.
O secretário Paulo Atto expressa a satisfação em receber um projeto desse porte, com o show de uma banda conceituada no cenário atual da música baiana. “Ao inserir Ilhéus no Caravana da Música e trazer à cidade um show da banda IFÁ, proporcionamos à nossa população ilheense a oportunidade de conhecer melhor a produção musical baiana contemporânea e, assim, difundir o trabalho do grupo para além da capital”.
A Caravana da Música já passou por Mata de São João, Madre de Deus, Amargosa, Senhor do Bomfim, Itabuna e Vitória da Conquista, apresentando nomes como Manuela Rodrigues, Scambo, Larissa Luz, CAIM, Lívia Mattos, KamaphewTawa e Banda Aspiral do Reggae e Vivendo do Ócio.
De acordo com Fernanda Bezerra, idealizadora do projeto, a ideia é promover a interiorização da música baiana contemporânea, através da realização de um total de 10 shows gratuitos em diferentes cidades. “O Caravana da Música pretende atingir um público de 30 mil espectadores, distribuídos em dez cidades. A ação almeja se tornar um dos principais circuitos de difusão da música contemporânea da Bahia, por meio da ocupação de espaços públicos de forma criativa, buscando mobilizar a cidade para as apresentações musicais”, acrescenta.
Para Fabrício Mota, integrante do IFÁ Afrobeat, o show traduz a oportunidade de levar a sonoridade rica do grupo para outras paisagens baianas: “É uma alegria fazer parte desse projeto de circulação. Expectativa é das melhores e levar a nossa mistura de afrobeat, ijexá, dub, funk e reggae para além de Salvador, transcender os espaços da capital. Esse tipo de iniciativa é tudo o que nós do cenário independente precisamos nesse momento, mostrar um show ao vivo e trocar experiências com as pessoas, usando o poder intermediador que a música tem, uma das coisas mais valiosas”.
Afrobeat baiano - O IFÁ apresenta um repertório inspirado na diversidade musical de matriz africana e sua presença no cenário contemporâneo. Com os ouvidos no mundo, a banda navega pelas rotas sonoras do Atlântico negro, mergulhando no universo do Afrobeat, dub, reggae, funk, e no ritmo do Ijexá, dos blocos afro e afoxés da Bahia, fazendo da sua música um verdadeiro manifesto de afirmação estética e musical.
Com esses elementos sonoros, o IFÁ afirma a importância da música como elo histórico entre as culturas negras da diáspora. Além do repertório autoral, o IFÁ faz releituras de FelaKuti e Tony Allen, criadores do Afrobeat. O grupo é formado por músicos/pesquisadores envolvidos desde os anos 90 com diversos artistas e grupos alternativos que circulam nacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário