quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pronto Atendimento atende mais de 200 pacientes diários com sintomas de dengue, zika vírus e chikungunya em Ilhéus

A unidade funciona de segunda a sábado, das 7 às 17 horas, com salas de coleta de sorologia e de reidratação.
O Pronto Atendimento de Ilhéus reaberto à população no último dia 11, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), atendeu até esta segunda-feira, 15, mais de 200 pacientes diariamente, que apresentavam sintomas de dengue, zika vírus e chikungunya. Localizado na travessa Santa Isabel, próximo ao Centro de Convenções, o espaço conta com equipe formada por supervisor, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de salas de coleta de sorologia e de reidratação. A unidade que funciona de segunda a sábado, das 7 às 17 horas, mantém ambulância de plantão. 
Apesar de ter atendido quase mil casos desde a semana passada, somente exames laboratoriais, que são feitos no local, podem confirmar a infecção. O secretário de Saúde, Antonio Ocké, informa que ao chegar à unidade, o paciente recebe ficha de atendimento, acolhimento e depois é feita a triagem pela equipe de enfermagem. Em seguida, é notificado e investigado. Na sequência, é encaminhado ao médico do plantão, conforme prioridades preconizadas pelo Ministério da Saúde. O tratamento vai depender das condições de saúde em que cada pessoa esteja apresentando no momento do atendimento.
Embora a atual gestão se esforce no sentido de reduzir os casos de dengue no município, por meio de sua equipe de endemias, e agora oferecendo tratamento rápido e efetivo aos ilheenses infectados pelo vírus, Antonio Ocké lembra que a população também tem que fazer sua parte. Fazer, de forma rotineira, faxina nos quintais de suas casas, com o objetivo de acabar com focos de infestação no município.
Já a superintendente técnica da Sesau, Gleiciane Birschner, salienta que se o paciente necessitar de hidratação é encaminhado à sala de reidratação. Se porventura for solicitado hemograma, no período da manhã, a coleta de sangue é feita e o resultado sai no turno seguinte. Após o atendimento ele deve ser encaminhado para casa, com a devida orientação e receituário. As medicações são liberadas nos postos de saúde e na Farmácia Popular do município.
Birschner explica ainda que a principal complicação da dengue é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando estiver com a doença, que tem de dois a sete dias de cura.
Por sua vez, a chikungunya tem como demonstração a complicação que é a permanência por longo tempo, com dores ocasionadas e inchaço nas articulações. Às vezes, impede que as pessoas retornem suas atividades normais diárias. Tem cura de três a 10 dias.
Com relação à zika vírus, a superintendente técnica da Sesau assegura que as complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Sindrome de Guillain Barré. Sua cura ocorre de três a sete dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário