terça-feira, 3 de maio de 2016

Professor da UESC vai arbitrar na Copa do Mundo de Triathlon no México

O professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Alberto Kruschewsky, viaja nesta quarta feira(4), para o México. O professor foi convocado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para atuar como árbitro na Copa do Mundo da modalidade, na cidade de Huatulco. 
Professor, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), na UESC e vice Presidente da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), Kruschewsky participa da arbitragem do evento da Elite Feminina, que acontece no sábado(7) na cidade mexicana de Huatulco.
Desde a década de 1990 a cidade de Ilhéus vem construindo uma história junto ao Triathlon. Naquela época Alberto Kruschewsky atuava apenas como atleta e sagou-se campeão brasileiro na modalidade 30-34 em 1997 passando a integrar seleções brasileiras em eventos mundiais. Depois, como professor na UESC, começou um trabalho visando preparar os seus alunos para maior inserção nas competições. A iniciativa recebeu o apoio da CBTri, que disponibilizou cursos para a região em parceria com a Universidade. 
Quatro árbitros, Cláudio Damião, Daniel Mazutti, Débora Arantes, graduados no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz, e o professor Alberto Kruschewsky, oriundos dos cursos realizados através da parceria entre a CBtri e UESC, foram convocados para os megaeventos do Rio 2016. 
O professor Alberto considera que o trabalho desenvolvido pela União Internacional de Triathlon (ITU) e CBTri na capacitação e no desenvolvimento da arbitragem para o esporte, com o apoio da UESC, foram essenciais para a presença de desportistas ilheenses na Olimpíada Rio-2016. “O interesse da CBTri por meio do facilitador Roberto Menescal e do presidente, Carlos Fróes, da UESC e das Federações, recebendo os árbitros em provas internacionais que permitiram o nosso credenciamento, foram importantes. Contamos com o apoio para realizar eventos importantes em Ilhéus, além dos cursos, o campeonato Brasileiro de Paratriathlon realizado no ano passado, em parceria com a Prefeitura. Atualmente a cidade tem o maior contingente de árbitros certificados do país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário