segunda-feira, 6 de junho de 2016

Apae de Ilhéus implementa portfólio para resultados na educação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Ilhéus, a cada dia dá provas que a Escola Flor do Cacau está direcionada para o atendimento dos métodos educacionais das Apaes do Brasil, como é o caso do projeto do Portfólio implantado no mês de março pela atual gestão. Pela primeira vez na instituição, o Portfólio é realizado para registrar todas as atividades realizadas pela equipe escolar em sala de aula e com vistas a retratar a singularidade de cada aluno a partir das evidências de aprendizagem.
Com vistas a um projeto pedagógico eficaz e voltado para as necessidades dos alunos, que a direção geral da Apae de Ilhéus desenvolveu um estudo em 2015 para a realização do currículo funcional e a implantação do Portfólio escolar para o ano letivo de 2016, sob a direção pedagógica de Vitória Penalva, a consultoria da Psicopedagoga Michelle Costa Soares em 2015 e a atual Supervisão Educacional de Dinalva Prisco.
Os professores da Apae de Ilhéus fizeram a primeira apresentação do Portfólio na sexta-feira da última semana, que ocorre a cada bimestre. Trata-se de um contínuo procedimento de avaliação. “Cada professor está fazendo um trabalho individualizado, em que analisa os alunos no contexto geral, mas também segundo as singularidades de cada aluno, de como ele está se desenvolvendo. É o conhecimento total do professor com seu aluno, pois para lidar com o aluno ele tem que conhecer”, explicou a diretora geral e pedagógica Vitória Penalva. Ela explica que todos os programas educacionais da Escola Flor do Cacau estão aplicando o Portfólio.
De acordo com a Supervisora Educacional, Dinalva Prisco, “o Portfólio é aplicado para a observação do aluno em sala de aula a fim de fazer uma análise de suas habilidades, o desempenho, a produção, as dificuldades encontradas e as dificuldades vencidas, a possibilidade de implementar propostas a serem executadas, assim como verificar o que podemos fazer em nível de intervenção do conteúdo para a melhoria desse trabalho que está sendo realizado na escola”. Toda a escola participa da construção dessa coleção, que registra todo o trabalho em andamento para que seja possível perceber as necessidades iniciais, o esforço para superá-las e os resultados alcançados.
A Supervisora Dinalva destaca ainda que o Portfólio servirá também para uma possível reavaliação do trabalho que é feito, para que se possa crescer e desenvolver visando a autonomia e independência do aluno, o que eleva o índice de qualidade do ensino da instituição. "Esse trabalho foi passado para os pais presentes que receberam a proposta com bastante êxito. Assim vamos superando as dificuldades e vencendo os obstáculos dentro do possível", afirmou a diretora geral, Vitória Penalva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário