segunda-feira, 5 de setembro de 2016

OMS alerta que 800 mil pessoas morrem no mundo por suicídio

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por isso, a campanha conhecida por Setembro Amarelo é realizada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, em todo o mundo. No Brasil, são quase 12 mil casos por ano.
Para chamar a atenção, monumentos são coloridos de amarelo como explica Gilson Moura de Aguiar, coordenador de Divulgação e voluntário do CVV.
Segundo ele, o CVV atendeu, no ano passado, no Brasil, 1 milhão de pessoas. Gilson alerta que não há como prevenir o que se desconhece.
O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, explica que a maioria das causas do suicídio estão ligadas aos transtornos mentais.
Para ele, o preconceito ainda é um fator que atrapalha.
De acordo com o terceiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Emmanuel Fortes Cavalcanti prevenir pode salvar muitas vidas.
Ele fala sobre a importância de políticas públicas que conscientizem quem trabalha em postos de saúde e profissionais da área em geral.
Nos sites da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina está disponível uma cartilha sobre prevenção ao suicídio, para orientar os médicos e profissionais do setor.
É bom lembrar que além dos médicos existem grupos de sobreviventes e o Centro de Valorização da Vida dispostos a ajudar. O número para contato é o 141.

Nenhum comentário:

Postar um comentário