segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Faculdade leva Projeto de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais à estudantes da rede pública


 O Projeto de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais (Prodevi), ligado ao Curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), amplia as suas atividades de extensão com ações voltadas ao publico estudantil da rede pública municipal. Este ano, o coordenador do Projeto, professor Renato Gonzaga Barreto, vai levar os bolsistas do Curso de Fisioterapia a realizarem avaliação de processamento visual para diagnóstico de Insuficiência de Convergência Ocular, Disfunções do Movimentos de Perseguição Ocular e Alterações Posturais que possam interferir na capacidade cognitiva dos escolares.

Renato Gonzaga Barreto participou, em 2016, em Recife, do Curso de Atuação do Fisioterapeuta nos Distúrbios de Aprendizagem. No último final de semana, também, na capital pernambucana, o professor participou do Coingresso Internacional de Dislexia. A capacitação faz parte do esforço para aperfeiçoar os métodos utilizados no Prodevi.
Segundo o professor Renato Gonzaga, " a Dislexia é um problema sério que afeta estudantes de modo geral e, que nem sempre é diagnosticado de forma correta, o que leva a problemas posturais e de aprendizagem. O estudante quando tem problema de processamento visual, pode apresentar falha na coordenação e precisão dos movimentos oculares, dificultando o ato de focar e até mesmo interpretar palavras durante a leitura. Problema este que pode levar a sintomas de fadiga, dores de cabeça, alterações posturais e até problemas de aprendizagem."
A ideia é firmar uma parceria com a Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria Municipal de Educação, a fim de incluir essa avaliação nas atividades acadêmicas dos estudantes da rede pública municipal. E quando diagnosticada qualquer uma destas alterações, o aluno deverá ser encaminhado ao Hospital de Olhos parceiro, o Elclin, para assistência médica oftalmológica e fisioterapêutico melhorando a capacidade funcional.
Para a coordenadora do Curso de Fisioterapia da FMT, Karla Gresik, "esse projeto, o Prodevi, só reforça o compromisso de responsabilidade social que a instituição de ensino superior tem para com a sociedade, além da contribuição para a formação ética e profissional dos discentes que vai crescendo em conhecimento e solidariedade." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário