sábado, 11 de março de 2017

ONU afirma: Mundo vive mais grave crise humanitária desde 1945

Barbárie: Conflitos, intolerância e fome podem matar 20 milhões

(O GLOBO) O chefe de assuntos humanitários da ONU, Stephen O'Brien, relatou ao Conselho de Segurança da entidade que o mundo vive a mais grave crise humanitária desde 1945. Segundo O'Brien, é urgente uma resposta global para evitar que 20 milhões de pessoas morram de fome em Iêmen, Sudão do Sul, Somália e o Nordeste da Nigéria, todos afetados por conflitos civis.
De acordo com O'Brien, a crise mais grave ocorre no Iêmen, onde o conflito entre forças xiitas e o governo sunita apoiado pela Arábia Saudita deixa dois terços da população (18,8 milhões) em necessidade de ajuda humanitária.

Há três milhões de pessoas com fome crônica a mais que em janeiro — relatou.


Quase 1,4 milhões de crianças correm risco iminente de morte por desnutrição, em consequência das crises de fome que pairam sobre os quatro países, disse em fevereiro o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um dia depois que foi declarado estado de fome no Sudão do Sul — onde, por causa da guerra civil desde 2013 e da hiperinflação, muitas pessoas não têm acesso a alimentos básicos. 
O diretor-executivo da agência das Nações Unidas, Anthony Lake, disse que a situação exige urgência para ser solucionada.

O tempo está correndo contra mais de um milhão de crianças. Ainda podemos salvar muitas delas. A desnutrição severa e a fome iminente são, em grande parte, causadas pelo homem — denunciou Lake.

 — Nossa Humanidade precisa de uma ação mais rápida. Não podemos repetir a tragédia de 2011, da fome no Nordeste africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário