quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Departamento de Ciências da Saúde reelege diretores

Prof. Cristiano de Sant’Anna Bahia 
Com 72 dos 73 votos possíveis, os professores Cristiano de Sant’Anna Bahia e João Luís Almeida da Silva, foram reeleitos diretor e vice-diretor, respectivamente, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A eleição foi realizada no dia 22 para a gestão que terá inicio em março de 2018 à março de 2020.
A reeleição assegura a continuidade do trabalho implantado em 2016. Neste sentido, os professores elaboraram o Plano de Gestão que será encaminhado para análise e deliberação da Plenária Departamental, conforme previsto no Regimento Geral e com base nas ações indicadas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), no processo de recondução dos candidatos. 
A proposta apresenta as ações que serão adotadas em continuidade ao que foi planejado realizado na gestão 2016/2018, bem como, aquelas que ainda não foram executadas, juntamente com as novas inserções. O professor Cristiano ressalta que “o plano de trabalho não se constitui em um documento fechado, mas um ponto de partida para reflexões e contribuições dos diversos segmentos que compõem o Departamento. Assim sendo, esperamos continuar com uma gestão coletiva, participativa, dentro dos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.
“Por outro lado, todas as ações executivas da direção departamental serão pautadas nos regimentos, leis e normas institucionais, visando sempre à equidade, eficiência, eficácia, inovação e ética”. Para atingir esta meta pretendem continuar “promovendo uma cultura organizacional forte para a superação de todos os obstáculos em torno de um objetivo comum, o sucesso coletivo. Sendo assim, a gestão buscará adaptar-se, reinventar-se e renovar-se diante dos riscos, das mudanças dos cenários e das necessidades, olhando o curto, médio e longo prazo,” frisa o professor Cristiano Bahia.

O Departamento de Ciências da Saúde
O DCS é composto de três cursos de graduação (Enfermagem, Medicina e Educação Física), um Mestrado em Ciências da Saúde, uma especialização em Saúde Escolar, uma especialização em Esporte Adaptado. Além disso, tramitam dois projetos de pós-graduação “strictu sensu” (mestrado profissional em enfermagem e um mestrado acadêmico em Educação Física), uma residência em medicina e outra multiprofissional.

Extensão
O DCS tem atuado com projetos nas áreas de saúde da mulher, criança, adolescente, adulto, idoso, emergências, esporte, educação em saúde, saúde mental e está iniciando sua inserção no desenvolvimento das práticas integrativas e complementares preconizadas pelos SUS que se integram aos trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica.
Além disso, os professores atuam em pesquisas articulando a promoção da saúde nas comunidades do entorno com trabalhos de iniciação científica, envolvendo os profissionais da rede de saúde com essa pessoas bem como, a desenvolverem estudos voltados para a atenção à saúde da mulher, saúde mental, doenças crônicas, saúde do trabalhador, saúde do idoso, entre outros. No campo hospitalar, pesquisas são desenvolvidas na área de biosegurança, saúde da criança, saúde do adulto que envolve o processo de cuidar em enfermagem, e a gestão, educação e formação com foco no cuidado em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário