quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Espetáculo de dança no Teatro Municipal de Ilhéus vai homenagear Lindaura Kruschewsky


Quando o Núcleo da Dança iniciar a apresentação do espetáculo “Hall da Fama: assim nasce uma grande estrela”, às 19 horas dos dias 1 e 2 de dezembro, é provável que não caiba no quase centenário Teatro Municipal de Ilhéus a emoção dos protagonistas e da plateia. Bailarinas, alunos, professoras e espectadores serão confundidos no brilho estonteante da homenageada.
Lindaura Maria Barretto Kruschewsky era carioca de nascimento. Lindaura Kruschewsky ilheense por adoção e graça – conforme escreveu em suas memórias. O seu brilho intenso nunca ofuscava, ao contrário, projetava todos os que dela se aproximassem dando-lhes fama, dignidade e independência. Não se trata de uma homenagem póstuma, mas de festejar a alegria e persistência de uma das pioneiras em espetáculos autorais e inovadores no cenário artístico local.

Nesta linha a diretora do Núcleo da Dança, Isabela Kruchewsky prepara um espetáculo apresentando a vida artística e da bailarina Lindaura. Lembranças das suas atividades no teatro em Itabuna, Ilhéus e Salvador. Das suas atividades nas áreas da gastronomia e decoração. Em todos os atos serão apresentados a exuberante vida alegre, a solidariedade, os sonhos, a dedicação à arte, ao trabalho e a política, sem esquecer o esposo e pai Dante Kruschewsky.
A coordenação do espetáculo está com a professora Luciana Kruschewsky. O hall do Teatro Municipal de Ilhéus terá uma entrada temática revelando a simplicidade de Lindaura Kruschewsky, mas também destacando a mulher líder e política como a sua passagem pela direção da Casa de Jorge Amado.
Naquela época, ilheenses e visitantes puderam conhecer onde morou o escritor, mas também conhecer e comprar os seus livros. Na época uma coleção de capas dos livros de Jorge Amado, em diversos idiomas, decorava a recepção. Estas e outras iniciativas receberam elogios da proporia Zélia Gattai, viúva do escritor. O tema sugere que o encerramento do espetáculo, no Teatro Municipal, será um grande baile. Aliás, a vida para Lindaura foi uma memorável festa. 
Vale a pena assistir.

Um comentário:

  1. As pessoas que fazem dificilmente são lembradas. Ilhéus é a terra do retrocesso. Parabéns Isabela pela iniciativa.

    ResponderExcluir