sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Adolescente de 15 anos é aprovado no vestibular do ITA. Instituição tem um dos vestibulares mais concorridos do país.

Bernardo Dias recebeu telefonema do ITA informando
da aprovação — Foto: TV Vanguarda/ Reprodução
Um adolescente de 15 anos foi aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (21) e o estudante, que mora em São José dos Campos, comemora com a família.
Bernardo Dias, de 15 anos, recebeu a notícia da aprovação nesta quinta-feira (20), um dia antes do resultado oficial ser divulgado. Ele recebeu um telefonema do ITA informando que ele estava entre os candidatos aprovados dentre os mais de 10,7 mil candidatos para 110 vagas - média de 98 por vaga.
"Eu atendi, a mulher falou que era do ITA e eu já fiquei muito feliz porque eu vi que tinha dado certo, que eu tinha passado", disse Bernardo.
A inteligência acima da média foi notada pelos pais, quando Bernardo era ainda bem pequeno. Nos primeiros anos do ensino fundamental, a escola em que o adolescente estudava o adiantou duas séries.
"Ele pega as coisas muito rápido, ele tem o pensamento matemático dele", disse o pai Doniseti Dias.
"Os professores começaram a nos alertar: 'ele está um pouco à frente', 'o ritmo dele é mais rápido'", conta a mãe Ana Paula Amaral
Aos 11 anos, Bernardo decidiu que queria estudar no ITA. Então, a família saiu de Guarulhos para morar em São José dos Campos, onde ele se preparou para o vestibular e o resultado veio neste ano.
"Virou o projeto da família. Deu certo, foi arriscado, mas deu muito certo. A gente fica muito feliz pelo esforço, pelo empenho, dedicação", afirma a mãe.
"Acho que até agora não caiu a ficha de que eu passei ainda. É muito difícil e eu fiquei muito feliz quando passei", conta Bernardo
Bernardo foi aprovado para o curso de Engenharia Aeronáutica. Ele terminou o 3° ano do ensino médio em 2018 e teve uma preparação voltada para a prova do ITA.
Família comemora aprovação de adolescente de
15 anos no ITA — Foto: TV Vanguarda/ Reprodução
Em 2015, um outro adolescente, Victor Raniery, também conseguiu esse feito. Na época, ele tinha 15 anos quando foi aprovado no ITA, onde estuda até hoje.
Resultado
Neste ano, o ITA adotou pela primeira vez o sistema de cotas para negros, além de fazer uma mudança no modelo de provas. Ao todo, são oferecidas 110 vagas, sendo 25 reservadas para cotistas.
Com o novo formato das provas, os 10,7 mil candidatos passaram por uma prova eliminatória com 60 questões de múltipla escolha, divididas entre português, inglês, matemática, física e química. Os cerca de 580 mais bem classificados fizeram as provas da segunda fase, que definiu os aprovados.
Segundo o ITA, os candidatos aprovados na segunda fase ainda devem passar por exame médico. Eles devem se apresentar no Campus do ITA a partir do dia 13 de janeiro e o exame será feito no dia seguinte.
As notas finais dos candidatos serão disponibilizadas no site da instituição a partir do dia 3 de janeiro.
O ITA oferece seis cursos de graduação: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário