terça-feira, 21 de maio de 2019

Verminoses não têm classe social

Tatiani V.Harvey 
Médica Veterinária 
Doutora em Parasitologia/UESC 
Mestre em Parasitologia/UESC 
CRMV/BA 04034 
(73) 99983-5097 
É fato que as verminoses acometem milhares de pessoas e animais no mundo, perpetuando-se, principalmente, em populações socialmente vulneráveis que vivem em áreas com deficiências sanitárias e abastecimento de água inadequado. Este é o caso, por exemplo, das periferias e áreas rurais. No entanto, é preciso desmistificar idéias de que estas doenças sejam menos procupantes em áreas urbanas. A verdade é que as verminoses não têm classe social! Elas circulam nos domicílios e peridomicílios, restaurantes, banheiros públicos e privados, poeira, mãos, solo, e em qualquer dos ambientes mais sofisticados que você possa imaginar. E, inclusive, pelo ato sexual. 
Entre as principais causas da disseminação de verminoses estão o descuido com a higiene pessoal, a manipulação inadequada de alimentos, o consumo de alimentos e água contaminados... Aqui você pode parar e refletir sobre a qualidade sanitária dos restaurantes, bares e hotéis que frequenta. Quais deles têm noção das Boas Práticas para Serviços de Alimentação propostas pela ANVISA (Resolução-RDC 216/04)? Hábitos inadequados de higiene, como colocar a mão na boca, roer unhas, não lavar as mãos após manipular superfícies que possam estar contaminadas ou animais que possam estar infectados, e andar descalço, são hábitos comuns do ser humano. Pense sobre os hábitos que você possui que o expõem aos riscos de infectar-se, incluindo seu ambiente de lazer. 
Ainda sobre o ambiente, a presença de lixo concentrado em quaisquer áreas de convívio – o que é comum aqui no município – nos expõem a moscas, baratas e roedores, que também veiculam estas doenças. 
Neste contexto, cuide-se! Cuide do ambiente que você frequenta!! Cliente de resort ou quiosque de praia, morador de bairro nobre ou de um povoado rural, não importa!! Converse com seu médico sobre vermifugação. Aliás, qual foi a última vez que você tomou um anti-helmíntico ou vermifugou seu animal de estimação? Estas são algumas perguntas que deixo para que possamos seguir nossa conversa na próxima coluna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário