domingo, 2 de junho de 2019

A predominância de Giardia em todos os distritos de Ilhéus

Tatiani V.Harvey 
Médica Veterinária 
Doutora em Parasitologia/UESC
CRMV/BA 04034
Segundo a UNICEF, 8% das mortes de crianças até os cinco anos de idade são causadas por doenças diarreicas, as quais incluem, principalmente, giardíase e criptosporidiose e amebíase. Estas doenças podem culminar no atraso do desenvolvimento físico e intelectual, uma vez que levam a prejuízos na absorção de nutrientes. 
A giardíase, por exemplo, prejudica a absorção de ferro, zinco, ácido fólico, vitaminas A, D, E, K e B12, assim como de açúcares e gorduras. Alguns trabalhos, inclusive, determinaram associações desta infecção com processos alérgicos, intolerância à lactose e à síndrome do intestino irritável. 
No entanto, uma característica extremamente importante destas infecções é o seu amplo espectro, que vai de casos assintomáticos a quadros de diarreia crônica. Então, você deve estar se perguntando o porquê dos pacientes assintomáticos serem importantes. Pacientes sem sintomas contribuem ainda mais com a disseminação destes parasitas no ambiente e entre as pessoas, pois não são tratados! Isto vale para humanos e animais. 
Agora vamos falar da giardíase em Ilhéus: em 2016, meu estudo identificou a infecção por Giardia como a mais frequente em crianças com até cinco anos de idade, em todos os distritos do município. E a segunda infecção mais frequente em cães. Ou seja, a giardíase é endêmica em nosso território. Inclusive, no distrito que recebe a maior quantidade de turistas, Olivença. Das crianças parasitadas, a giardíase infectava 54,5%, e dos infectados 30,5% não tinham sintomas. 
Um outro detalhe ainda mais importante é que a cura desta esta infecção não se dá com o uso de vermífugos que são comumente distribuídos na rede pública, como muitas mães ainda acreditam. 
Com este cenário, ficou muito clara a necessidade do planejamento e execução de ações estratégicas, por parte das autoridades de saúde do município, que priorizem a prevenção e controle deste tipo de infecção. Trabalhos contínuos de educação em saúde, especialmente no contexto econômico que o país vivencia, podem ser a via mais efetiva para levar a redução das taxas de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário