segunda-feira, 3 de junho de 2019

Professor Ronan Xavier Corrêa anuncia pré-candidatura a reitor da UESC

É com entusiasmo que me apresento como pré-candidato a reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, valorizando seu passado institucional e disposto a contribuir na construção de uma Universidade inovadora e de excelência. 
A preparação para essa função foi iniciada na Universidade Federal de Viçosa, que me proporcionou uma sólida formação, da graduação ao doutorado, bem como as experiências de participação em órgãos colegiados e de liderança estudantil. Em 20 anos como Professor na UESC, venho realizando de maneira comprometida as diversas atividades docentes. No ensino de graduação, recebi homenagens de várias turmas de biologia, agronomia e biomedicina. Na pós-graduação, concluí a orientação de cerca de 40 mestres e doutores e mantenho várias orientações de estudantes em andamento, incluindo também cinco supervisões de pós-doutorado. Como pesquisador nível 1 do CNPq, tenho mais de 80 artigos científicos publicados, bem como capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos. Na extensão articulada com a pesquisa aplicada, apresentei resultados de pesquisa com soluções para a agricultura e conservação da biodiversidade, organizei, realizei e ministrei palestras em eventos. Na administração, quando atuei como Diretor do departamento de Ciências Biológicas, instituí o conselho de representantes e o planejamento participativo, promovi a qualificação docente e contratação estratégica, colaborando na criação de programas de pós-graduação e no fortalecimento da pesquisa. Tenho atuado também como coordenador de cursos, assessor de relações internacionais, membro de organismos nacionais e internacionais de promoção da educação, da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento humano. 
A UESC estabeleceu-se a partir da dedicação de seus fundadores e da luta de estudantes, servidores(as) e professores(as), transformando-a em uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão de qualidade reconhecida. Nas últimas décadas, expandiu-se de modo a contemplar múltiplas áreas do conhecimento e diversas carreiras profissionais. No estágio atual de seu desenvolvimento, ainda há desafios para dar continuidade à sua consolidação. Por causa disso, idealizo uma instituição sustentável, que inclua a qualidade de vida no trabalho, a excelência educacional, científica e inovadora, as condições adequadas aos estudantes e a promoção da cultura e das artes. A Universidade deve cumprir seu papel de vetor de desenvolvimento e transformação da sociedade, conectada à realidade local e reconhecida nacional e internacionalmente. 
É com a segurança advinda das experiências vivenciadas e nesse contexto institucional que me apresento como pré-candidato a Reitor da UESC, convidando estudantes, servidores(as) e professores(as) para juntos colocarmos em prática uma administração que promova a UESC para patamares ainda mais elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário