quinta-feira, 18 de julho de 2019

A importância de lavar as mãos

Tatiani V.Harvey 
Médica Veterinária 
Doutora em Parasitologia/UESC
CRMV/BA 04034
Como você já deve ter percebido, a maioria dos informativos sobre verminoses mencionam, comumente, a água, o solo e os alimentos contaminados, e os animais infectados, como fontes de infecção por parasitas intestinais. No entanto, estes organismos podem ser transmitidos através de diversos outros meios. E muitos deles fazem parte do seu dia a dia, ou são pontos chave de infecção através de seus hábitos comportamentais. 
Formas evolutivas de muitos parasitas, como ovos e cistos, podem ser veiculados através da roupa, toalhas sujas, calçados, ferramentas e utensílios domésticos, maçanetas, corrimãos, chão, parede, mesas, brinquedos, dinheiro, etc. Enfim, especialmente, meios de uso comum e ambientes frequentados por diversas pessoas. Incluindo, ainda, laboratórios ou clínicas onde o processo de desinfecção dos instrumentos ou aparelhos não seja realizado adequadamente. 
Sabendo disso, você consegue perceber a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental para a propagação destas infecções? Então, vamos refletir sobre algumas situações: você tem o hábito de molhar o dedo com a saliva para contar dinheiro? Você costuma lavar ou assoprar aquele talher que caiu no chão e você recolheu rapidinho? Você costuma roer as unhas quando está ansioso? Usa seu jaleco fora do ambiente clínico, laboratorial ou hospitalar? Beija, acaricia e abraça seu animal de estimação e sempre esquece de lavar as mãos? Lava ou limpa a fruta na roupa antes de comê-la? Usa duchas vaginais em residências alheias? Dá descarga com a tampa do vaso sanitário aberta? Anda descalço e coloca os pés sujos em camas, cadeiras e sofás? Estas são apenas algumas situações corriqueiras que nos deixam vulneráveis diante das parasitoses. 
Um estudo ainda não publicado pelos pesquisadores do LAPAR da UESC detectou a presença de cistos de Giardia e ovos de Ancylostoma em cédulas e moedas. O dinheiro, então, pode ser um disseminador importante de doenças. Já estou ansiosa para ler os resultados da pesquisa. Pois, na verdade, não temos o hábito de lavar as mãos ao lidar com dinheiro. E deveríamos! 
A mensagem que quero deixar nesta coluna é sobre a importância do hábito de lavar as mãos para o controle de verminoses. Sobre a importância de ensinar os hábitos adequados para as crianças. E dar o exemplo! Em minhas pesquisas pela cidade, a maioria das mães entrevistadas relataram que seus filhos lavavam as mãos apenas antes do almoço e durante o banho. Tinham hábito de andar descalço, interagiam constantemente com seus cães, dentro e fora dos domicílios. Vi muitas crianças colocando a mão, brinquedos ou objetos na boca. 
Percebi que o controle das parasitoses não depende apenas de ações governamentais, mas sim do próprio indivíduo. Temos sido orientados desde a infância, em casa, na escola, nos livros, nas revistas, nas redes sociais, nos postos de saúde. Temos consciência do que é certo, mas não repassamos ou reforçamos estes ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário