sexta-feira, 5 de julho de 2019

Teodorico Majestade se apresenta nesta sexta(5) na Tenda - e depois parte para a Europa

Um prefeito prestes a perder seu mandato por conta de denúncias que vieram a público. Num contexto como esse, poderia a arte ter um papel político? O espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito” é uma sátira política em formato de cordel, construindo um protesto bem-humorado que mostra o lado ridículo dos bastidores da política corrupta e que, ao mesmo tempo, conclama o povo a exercer seus direitos de cidadão.
Em cartaz há quase 13 anos – desde 26 de novembro de 2006 – a montagem surgiu como um posicionamento do Teatro Popular de Ilhéus diante dos escândalos ocorridos na cidade. No ano seguinte, a repercussão da peça contribuiu para a mobilização da população ilheense contra o então prefeito Valderico Reis, tendo histórica importância na cassação de seu mandato. Inspirada na literatura de cordel, na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça narra o drama do prefeito da fictícia Ilha Bela, acuado em seu gabinete, cercado pela população revoltada com suas trapaças. Boca-suja e beberrão, o alcaide se vê abandonado pelos seus comparsas e, num ato de desespero para se manter no poder, tenta negociar com o povo, que pede sua cassação imediata.
O espetáculo tem texto e direção de Romualdo Lisboa e conta com Ely Izidro no papel do prefeito “Teodorico Majestade”; Takaro Vítor como “Malote”; Tânia Barbosa como “Maria Antônia das Armas; Aldenor Garcia como “Gersinaldo Quina”; e Cabeça Isidoro como o “Cantador”. Teodorico Majestade vai em cena na próxima sexta-feira (05), às 20 horas, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. A classificação é 14 anos, e os ingressos, que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), já estão à venda na Livraria Papirus, no site do TPI (www.teatropopulardeilheus.com.br/programacao), podendo ser obtidos ainda na bilheteria do evento. 
Campanha
Nos 13 anos de cartaz, Teodorico já obteve diversas conquistas no meio artístico. A comédia recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2008, e já rodou diversas cidades do interior da Bahia e na capital do estado, além de ter se apresentado em palcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Alagoas e Pernambuco. Participou, a convite da Cooperativa Paulista de Teatro, da VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo em 2011. No mesmo ano, se tornou tema de documentário que, dirigido por Elson Rosário, foi selecionado para um edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A relevância dessa montagem chegou ainda ao território acadêmico, se tornando objeto de uma dissertação de mestrado apresentada em 2017 pela comunicóloga e professora Karoline Vital no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Agora o espetáculo se prepara para ser exibido pela primeira vez na Europa. O grupo participará do “Sommerwerft Festival am Fluss”, um festival internacional de artes que acontecerá em julho na cidade alemã de Frankfurt. A exibição desta sexta tem a finalidade especial de arrecadar recursos para o custeio da viagem, cuja campanha de arrecadação colaborativa continua.
Representando a cultura nordestina em um dos maiores festivais de artes do mundo, o grupo ainda apresentará seu novo espetáculo de mamulengos e também ministrará oficinas e participará de vivências de intercâmbio cultural com companhias de todas as partes do mundo. No entanto, o TPI não dispõe de recursos para bancar viagens e participação em eventos fora do seu domicílio, e para isso conta com o apoio colaborativo popular.
A campanha de arrecadação visa a compra das passagens para pelo menos 10 integrantes do TPI, entre atores, diretores e técnicos, que também levarão figurinos, cenários e equipamentos necessários para as apresentações. A contribuição pode ser feita por qualquer pessoa através de depósito em conta no Banco do Brasil, agência 3192-5, conta corrente 15598-5, ou ainda via cartão de crédito diretamente na Tenda TPI. Outras formas de contribuição podem ser consultadas pelo telefone (73) 4102-0580 ou pelo e-mail tpilheus@gmail.com.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário