domingo, 4 de agosto de 2019

Você pratica guarda responsável?

Tatiani V.Harvey 
Médica Veterinária 
Doutora em Parasitologia/UESC
CRMV/BA 04034
Hoje, pela manhã, avistei um cão da raça Pinscher em pé sobre a mesa de um bar bem frequentado, no Malhado. Resolvi chegar mais perto para observar a situação. O cão tinha coleira e estava vigiando, ansioso, o tutor que batia um longo papo com o dono do bar. E aí começou a coluna de hoje. Será que o tutor daquele cão compreende o tamanho da responsabilidade que ele tem sobre aquela ação? Ou a enorme responsabilidade que ele assumiu quando resolveu ter esse cãozinho? 
Para começar, vamos esclarecer o que é guarda responsável, antigamente chamada posse responsável. Guarda responsável é a guarda consciente de um animal de estimação, atendendo a todas as necessidades básicas do animal, e provendo-lhe um nível satisfatório de bem-estar. E, segundo o Instituto Pasteur, “pressupõe a manutenção constante de animais de estimação nos domicílios de seus tutores, em boas condições de higiene e saúde e, quando a passeio, que sejam controlados através do uso de coleiras e de guias por pessoas com capacidade física para conduzí-los”. Bom, você pode perceber que o tutor daquele cãozinho cumpria a regra de restrição ao passear com o cão. No entanto, o colocou em cima de uma mesa de um bar. Se aquele animal fosse portador de uma zoonose, como Toxocaríase, por exemplo, o potencial de risco de transmissão da infecção seria grande! Pois sabemos que os ovos deste parasita podem ficar aderidos ao pelo do animal. Além disso, aquele cão andava no chão! E quem disse que, ao retirar o cão da mesa, o dono do bar iria limpá-la, adequadamente? Reflita sobre quantos tutores de cães, por exemplo, preocupam-se com esta possibilidade. 
O comportamento do tutor e o tipo de cuidado que é dado ao animal de estimação impactam diretamente na promoção da saúde individual e coletiva. E quando falamos em promoção da saúde, também estamos falando do controle de doenças transmitidas por animais. Desta forma, os tutores têm uma responsabilidade gigantesca no controle destas infecções! E por isso, visitas frequentes ao veterinário são fundamentais! 
Obviamente, a conscientização e o controle das doenças dependem da implementação de políticas públicas. Aqui em Ilhéus, também! Os tutores precisam de Educação em Saúde para que possamos assegurar estes cuidados. Para tal, precisamos de amplas campanhas de conscientização. E amplas, no sentido de cobrir áreas urbanas e rurais! Os tutores de animais precisam entender a importância de assumir os seus deveres. Precisam entender que são atores fundamentais no processo de controle de doenças, a partir da consciência sobre a necessidade do controle populacional de cão e gatos, ao lado da gestão pública. Precisam entender que são agentes de saúde dentro de suas próprias residências, dentro dos ambientes que frequentam. 
Deixo pra ti, um link de um gibi que trata de guarda responsável. Compartilhe! http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/gibi_da_saude_ano1_n1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário