quarta-feira, 18 de março de 2020

Genérico, decreto sobre Covid-19 esquece cuidados com capacete coletivo e ônibus

(Mauricio Maron -Bahia Online)  O decreto assinado pelo prefeito Mário Alexandre, visando proteger a população contra a pandemia do Covid-19, além de publicado com extremo atraso, é genérico e ineficiente para a maior parte da população. Cita condições genéricas de proteção. E omite as condições específicas de efeito prático para a grande parte da população. E faz do documento uma poderosa uma ferramenta de campanha eleitoral, na medida em que, cada decisão sobre a liberação de possíveis eventos, deverá ser tomada pelo GABINETE.
Exemplo: medidas foram tomadas evitando aglomerações em espaços fechados. O prefeito, que é médico, também cancelou aulas nas escolas públicas. Mas... e o serviço de motoboy, para citar um caso preocupante? O uso de capacete coletivo vai continuar? Vai de acordo com o serviço ofertado pela categoria? Que orientação está sendo dada à população a respeito de um possível contágio pelo uso coletivo de um equipamento? Que fiscalização acontece neste momento sobre a forma de limpeza do transporte público de Ilhéus? Quantas vezes ao dia isso ocorre? Basta olhar as condições dos veículos para se chegar à conclusão de que, talvez, nem uma.
Uma coisa é clara: o decreto mais parece uma forma do prefeito Mário Alexandre se proteger das críticas, do que, efetivamente, proteger a população do vírus.
Cuida de nós, doutor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário