quarta-feira, 18 de março de 2020

Quem apresentar qualquer sintoma gripal deve permanecer em casa, recomenda Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que pessoas com sintomas de gripe devem permanecer em casa, independente de terem mantido contato com alguém que tenha ido ao exterior. Conforme o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, na hipótese de ter mantido contato com casos confirmados do coronavírus (Covid-19), a pessoa deve comunicar imediatamente ao serviço público de saúde da sua cidade.
“Nesta fase da pandemia de COVID-19 na Bahia, as pessoas com quadros respiratórios (tosse, espirros, com ou sem febre) devem permanecer EM CASA até desaparecimento dos sintomas. Em média esse período irá durar 3 dias. Só há necessidade de procurar médico se o quadro piorar”, esclareceu pelo Twitter.
O secretário municipal de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informa às pessoas que apresentarem qualquer sintoma gripal não devem recorrer às unidades de saúde, mas informar e seguir as orientações do setor de Vigilância Epidemiológica. “Crianças, idosos e imunodeprimidos são mais vulneráveis à infecção. As mortes mais acentuadas são de pessoas a partir de 60 anos, especialmente com faixa etária de 80 anos. Recomendamos também que pacientes de hanseníase, com doença falciforme, renais e oncológicos permaneçam em casa, só saiam em casos emergenciais ou para dar continuidade ao tratamento” ressaltou o secretário.
Contudo, segundo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é importante que todos evitem reuniões desnecessárias e aglomerações. Recomenda-se distância no mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra, evitando-se beijos, abraços e até toque de mãos. Embora não haja circulação do vírus em Ilhéus, é preciso adotar essas medidas como rotina.
Sintomas - Febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar, obstrução nasal, dor de cabeça e muscular.
Transmissão - gotículas de saliva, tosse, objetos ou superfícies contaminadas.
Prevenção:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel com concentração de no mínimo 70%;
- Evitar contato com pessoas doentes;
- Evitar aglomerações e se manter em ambientes ventilados;
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.

Nenhum comentário:

Postar um comentário