terça-feira, 21 de abril de 2020

Estudantes de enfermagem da Faculdade Madre Thaís vão atuar no combate ao novo coronavírus

Andrea Dickie é coordenadora do curso
 de Enfermagem na FMT-Ilhéus,
Estudantes do último ano do curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), vão atuar nas ações de combate ao novo coronavírus, no Centro de Triagem Covid-19 que está sendo montado no Centro de Convenções de Ilhéus. 
O estágio foi autorizado pelo Ministério da Saúde destinado aos alunos matriculados nos dois últimos anos do curso de medicina, e do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia a trabalharem, em caráter de estágio curricular obrigatório, em unidades de saúde. 
A medida é válida para as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo Ministério da Saúde enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. 
A professora Andrea Dickie, coordenadora do curso de Enfermagem na FMT-Ilhéus, informou que a Instituição de Ensino Superior providenciou todos os equipamentos de proteção para os estudantes Carine dos Santos Amorim leite, Vanessa Menezes do Nascimento, Adriele Silva Santos, Wagner Santana Campos de Oliveira, Názio Santana da Silva e Ana Priscila Carvalho. 
Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus
está sendo transformado em Centro de
Triagem   no combate ao  Covid-19
O Centro de Triagem, montado através de uma parceria do Governo do Estado da Bahia com a Prefeitura de Ilhéus, deve começar a funcionar neste final de semana com 20 leitos, sendo 10 salas amarelas, para hidratação e observação dos pacientes, e 10 salas vermelhas, destinadas aos pacientes mais graves que precisarão de UTI. 
Os alunos vão estar supervisionados pela professora Andrea Dikie que explica, conforme a portaria do MS, que a FMT-Ilhéus vai utilizar a carga horária dedicada pelos alunos no combate ao Covid-19, como substituta de horas devidas em sede de estágio curricular obrigatório. Os estudantes vão receber, também, um certificado pela UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), com a respectiva carga horária. 
Para a professora Andrea Dickie, “a atuação dos alunos é de caráter relevante e deve ser considerada na pontuação para ingresso nos cursos de residência, cuja seleção e a alocação dos alunos é o disciplinadas por ato próprio do Ministério da Saúde e mostra o compromisso da Faculdade para com as questões relacionadas a Ilhéus e Sul da Bahia”, conclui a coordenadora do curso na Faculdade Madre Thaís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário