quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pastoral da Criança: Páscoa é vida nova

A Páscoa é tempo de ressurreição, celebração e festa! Tempo de relembrar e festejar a ressurreição de Jesus Cristo, que deu a vida por nós. Para relembrar o verdadeiro significado da Páscoa, convidamos Dom Anuar Battisti, Arcebispo emérito de Maringá:
Qual é o verdadeiro sentido da páscoa?
Páscoa para nós é vida nova, é a ressurreição, a vitória de cristo sobre a morte. Cristo ressuscitou, aleluia, o túmulo está vazio! Nós, com o túmulo vazio, queremos recordar que Jesus Cristo está vivo e presente no meio de nós.
O que significa a páscoa?
A palavra páscoa significa passagem, lembrando a escravidão do Egito, do povo que passa da escravidão para a terra prometida. Nós vamos lembrar de maneira especial da passagem em que Jesus venceu a morte, a páscoa é a memória da ressurreição. Páscoa significa estar disposto a ressuscitar cada dia do pecado para a vida da graça, ganharmos uma vida nova. 
Além da ressurreição o que nós devemos recordar de modo especial na páscoa?
Nós primeiro devemos crer nas promessas de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Nesta vida de abundância nós não podemos nos conformar simplesmente com as coisas deste mundo, mas, sim, permitir que sejamos transformados a cada dia pela palavra do Senhor. É nesse sentido que a páscoa traz para nós uma oportunidade nova de refazer em nós o caminho de defesa da vida, abrir espaço para que Jesus faça parte e tome conta do teu coração.
O que devemos ressuscitar em nós nesta páscoa?
Muitas pessoas estão vivendo desanimadas, frustradas, preocupadas com o mundo e o final dos tempos, percorrendo até mesmo caminhos de morte ao invés de vida. Esse desânimo, esta falta de esperança precisa acabar. Você precisa ressusciAtar, ressuscitar na alegria de viver, na paz, no gosto pela vida, nos seus sonhos, na esperança, no otimismo no perdão, na vida nova, na auto-estima, no amor ao próximo. Tudo isso precisa ressuscitar, pois significa a páscoa do Senhor. Você tem que pedir a graça de Deus para que ele te ajude a transformar aquilo que não vai bem na sua vida em gestos concretos e sinais de esperança viva para uma vida cada vez melhor.
Qual o melhor jeito de celebrar a páscoa em família?
É preciso resgatar o diálogo, a harmonia, a paz. Há muitas famílias feridas por tantas mágoas, brigas, ressentimentos, e a páscoa é uma oportunidade de recomeçar, deixar as diferenças de lado, os preconceitos, sair do nosso egoísmo para ir ao encontro do outro nos abrindo na alegria, na fé de sermos filhos e filhas de Deus resgatados para sempre pelo grande mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor.
Como a Pastoral da Criança pode celebrar a páscoa em suas comunidades?
É celebrar a vida, é defender a vida levando a todas as famílias a certeza da esperança de Cristo ressuscitado.
Seja você também, nesta páscoa, um filho de Deus cheio de amor e de esperança, estabelecendo relacionamentos verdadeiros com aquelas pessoas que você ama e também com aquelas pessoas que você não ama bastante. Uma Feliz e Santa Páscoa a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário