quinta-feira, 18 de junho de 2020

Pastoral da Criança: Como superar o estresse na infância



A criança precisa do estresse positivo, tolerável, aquele que ajuda a superar situações difíceis e descobrir como vencer os obstáculos. Um momento de estresse pode gerar choro, mas logo será compensado com a ajuda dos pais ou de um adulto. 
O cérebro e as demais partes do corpo conseguirão se recuperar de seus efeitos negativos e logo o sorriso brilhará em seu rosto. A família deve estar atenta em relação ao estresse tóxico, que acontece quando a criança tem um sofrimento contínuo. 
Quando o choro é constante e a criança recebe pouca atenção, pouco amor, pois falta um adulto de confiança para oferecer carinho, cuidado e afeto. Nesse caso, há um aumento dos batimentos cardíacos e elevação dos níveis hormonais. 
Em algumas situações, elas perdem o sono e deixam de se alimentar. As crianças sem o apoio de um adulto responsável poderão sofrer consequências graves em seu desenvolvimento afetivo e emocional. 
Para falar sobre isso, convidamos Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito da diocese de Maringá, no Paraná.
A criança pode ter estresse?
Dom Anuar Battisti
Eu penso que a criança tem, o adulto tem. Existe o estresse hoje que vem, de maneira especial, dos desejos, sentimentos e necessidades não atendidas, e isso provoca um desequilíbrio emocional na criança e também no adulto. As crianças, hoje, ficam desequilibradas ou se desequilibram porque não recebem toda a atenção, ou porque não têm tudo aquilo que gostariam de ter. Por exemplo, o uso do celular, o uso do computador, brinquedos, aquele espaço que elas gostariam de ter ou têm e não podem usar. Toda a proibição para a criança gera estresse. Ou melhor, toda a insegurança gera estresse.
E que consequências o estresse traz para as crianças?
As crianças são as principais vítimas, hoje, de desequilíbrio emocional causado nelas por falta de atenção, por falta de satisfazer os próprios desejos, as suas necessidades. Por isso, elas se estressam.
Como os pais podem evitar que aconteça o estresse infantil?
Os primeiros a pagar o preço da discórdia dentro de casa são as crianças. A discórdia que nasce entre os pais por “ene” motivos. Às vezes, até por bobagem e por coisas tão pequenas se briga, se discute, e as vítimas desse desastre, desse desencontro familiar são as crianças. Infelizmente, são elas que pagam o maior preço pela falta de amor, de carinho, de ternura entre os pais.
Como ajudar a prevenir o estresse nas crianças?
Eu penso que a frase fundamental aqui é “as crianças precisam sempre de atenção”. Por mais exigente que seja, é preciso dar atenção, ternura, carinho e afeto. É isso que nós temos que aprender: pequenos gestos para formar grandes seres humanos do futuro para uma sociedade cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário