quarta-feira, 1 de julho de 2020

Prefeitura de Ilhéus adia a nova fase do plano de abertura gradual do comércio


A prefeitura de Ilhéus informou que não vai avançar para a próxima fase do plano de abertura gradual do comércio da cidade do sul da Bahia. Esta seria a terceira fase do plano de retorno, que possui quatro etapas. 
A pandemia também causou impacto no transporte da cidade que foi interrompido, mas segundo a prefeitura, 50% da frota do transporte público volta a circular na cidade nesta quarta-feira (1º).
As atividades comerciais em Ilhéus foram interrompidas em março por causa da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a reabertura do comércio ocorreu no início de junho. Na ocasião, o movimento foi intenso e o Ministério Público Estadual entrou com ação pedindo a suspensão do decreto que permitiu comércio voltar a funcionar.

A Justiça em Ilhéus decidiu acatar, parcialmente, o pedido do órgão estadual. Permitiu que a prefeitura mantivesse o funcionamento dos estabelecimentos que foram abertos no início de junho, nas fases um e dois da reabertura do comércio da cidade. Entretanto, determinou a suspensão do avanço das próximas fases do plano de flexibilização das atividades comerciais, que iriam ocorrer nas quatro etapas.
Com a mudança, os estabelecimentos das fases um e dois seguem abertos, mas as seguintes etapas foram suspensas.
Ilhéus possui mais de 1,4 mil casos de coronavírus, de acordo com a prefeitura. O número de óbitos passa de 40 no município, conforme o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) na noite de terça.
A cidade também passa por uma lotação nas suas UTIs voltadas para tratamento da Covid-19. Conforme dados do boletim municipal da última segunda-feira (29), as unidades de terapia intensiva estavam com 91% de ocupação.
Transporte
A frota do transporte público retornou em Ilhéus, após acordo com um decreto publicado no Diário Oficial do Município na noite da terça-feira (30).
De acordo com a prefeitura, será obrigatório o uso de máscaras de proteção, tanto pelos passageiros, quanto por motoristas e cobradores. Está autorizado um máximo de 12 pessoas em pé em cada coletivo para evitar aglomerados.
A prefeitura informou ainda que as empresas concessionárias do transporte público coletivo no município deverão instalar cortinas de plástico resistentes para a proteção de motoristas e cobradores, para que seja evitado o contato direto com o usuário do transporte.
Os veículos também deverão ser higienizados a cada parada no terminal, onde deverá ser disponibilizado água corrente, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel para higienização das mãos.
Entre outras recomendações da prefeitura, os ônibus devem circular com as janelas e alçapões do teto aberto para facilitar a circulação de ar. Os ônibus com janelas e alçapões fixos, que não possibilitam a abertura, estão proibidos de circular.
O transporte de mercadorias e objetos grandes, ou em quantidade está proibido, devendo os ônibus serem utilizados apenas para o transporte de pessoas.
Enquanto durar a suspensão das aulas, estão suspensos os passes estudantis em razão da suspensão das atividades acadêmicas, para evitar aglomeração dentro dos veículos. A gratuidade dos idosos e deficientes em horários de pico entre 6h e 9h e das 17h às 20h, também ficou suspensa.
Durante todo o dia, permanecerão disponíveis as linhas destinadas aos locais de saúde, como clínicas e hospitais. Já as tabelas da zona rural funcionarão com dias alternados e estará suspensa nos domingos e feriados.
O decreto informa ainda que a fiscalização das concessionárias será realizada pela Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) do município, quem poderá emitir ordem de serviço para aumento ou diminuição do percentual de funcionamento da frota do transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário