quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Pai: a missão de ser exemplo de presença, dedicação e amor

(Pastoral da Criança) A missão de ser pai envolve construir uma relação afetuosa e incondicional com o filho; manter uma relação que vá além do provimento financeiro; participar dos cuidados diários e da criação, dando comida, ajudando o filho a se vestir, colocando-o para dormir e ensinando-o; promover um vínculo carinhoso, de apego mútuo e de proximidade emocional; compartilhar com a mãe as tarefas de cuidados com a criança e com a casa; estar envolvido em todos os momentos (gravidez, nascimento, primeira infância, infância e adolescência); e incentivar o desenvolvimento infantil (lendo histórias, cantando ou colocando música, apoiando-o em trabalhos de casa e brincando com ele) e muito mais.
Foto: Museu da VIda
 É a missão do pai cuidador, que vive diariamente a benção da paternidade em cada momento do dia a dia do filho, e essa relação tem muito impacto no desenvolvimento infantil. Para falar sobre a benção de ser pai, convidamos Milton Dantas, Coordenador Estadual da Pastoral da Criança do Rio Grande do Norte. 
Qual a importância do pai no cuidado com os filhos e como deve ser a presença no dia a dia da família?
A presença do pai no dia a dia da família é importante porque é um conjunto de interação, onde as pessoas podem trocar experiências, trocar seus pensamentos, o que é que ele pensa, como é que ele age. É importante o cuidado com os filhos, não como se fosse amigo, porque amigo é outra coisa, mas como pai realmente, que cuida, que zela, mas também reclama.
Na sua vida, a presença do seu pai teve impactos positivos? E para as crianças nos tempos atuais, como você analisa as responsabilidades paternais e maternais na criação dos filhos?
O maior impacto positivo que eu posso dizer que recebi do meu pai é essa questão da presença, dele estar sempre presente diante de tudo o que acontecia na família. Isso foi ficando como marca em minha vida. Para as crianças, nos tempos atuais, eu analiso essa responsabilidade paternal e maternal nessa criação, essa responsabilidade de estar caminhando, de estar segurando sempre na mão como proteção, mas também deixando que essas crianças possam passar por seus próprios obstáculos. Elas passando por seus próprios obstáculos, mas sempre sabendo que tem alguém por perto.
O Marco Legal para a Primeira Infância deu um destaque especial para a participação do pai durante o pré-natal, parto e pós-parto.
 Que benefícios essa presença traz para a mulher, para o bebê, para a comunidade e para o próprio pai?
Essa é uma grande vitória para a família. O Marco Legal vem legalizar de fato essa presença do pai, essa licença à paternidade, o pai estar sempre presente nesse convívio. A chegada do bebê precisa de vínculos afetivos. Então, essa presença do pai é muito importante. Por isso, que o Marco Legal acertou de fato em fazer isso.
Foto: Milton Dantas, Coordenador
Estadual da Pastoral da Criança
 do Rio Grande do Norte
Na sua experiência, o pai pode e ou é capaz de construir relacionamentos amorosos e saudáveis com seus filhos, sem deixar de indicar, dar e construir limites?
Quando a afinidade do pai já foi construída desde o ventre materno, desde o acompanhamento do pré-natal, do parto, e do pós-parto, nós já criamos autoridade. E eu considero que é bem mais fácil colocar limites numa criança quando essa criança já tem essa afinidade com você. A minha autoridade de pai não é autoridade de mandatário, eu mando e você obedece. É possível, sim, colocar limites, indicar, dar e construir esses limites, mas não com autoritarismo, mas com a autoridade que vem da ação e da reação conjunta, da empatia entre pais e filhos.
Como a Pastoral da Criança incentiva a presença do pai na educação dos filhos e nas atividades da comunidade?
Tem muitos pais nesse Brasil que são líderes da Pastoral da Criança. A presença desse pai numa visita às famílias, a presença desse pai numa Celebração da Vida, a presença desse pai numa Reunião de Reflexão e Avaliação, isso faz uma transformação imensa nesse seio de trabalho da Pastoral da Criança.
Qual é a sua mensagem para o Dia dos Pais?
Então, pais, que cada um se lembre: todos os dias é dia de estar comemorando o meu dia dos pais; é o dia de eu estar pensando na minha família; é o dia de eu estar pensando na vida comunitária; é o dia de estar pensando em receber e dar mais afeto. Sejamos afetuosos hoje, amanhã e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário