quinta-feira, 17 de junho de 2021

Transmissão comunitária da Covid-19 é 'extremamente alta' em quase todos os estados, aponta Fiocruz

Transmissão comunitária Fiocruz — Foto: Fiocruz
Boletim da Fiocruz mostra que regiões de 23 estados e DF têm transmissão de Covid extremamente alta
Um novo boletim divulgado pela Fundação Fiocruz (Fiocruz) mostrou que a transmissão comunitária da Covid-19 é extremamente alta em quase todos os estados, um sinal de que a pandemia continua numa situação crítica no Brasil. A análise foi feita no período de 6 a 12 de junho.
Segundo o mapa da Fiocruz, 23 estados e o Distrito Federal têm pelo menos uma região com transmissão extremamente alta na segunda semana de junho. Amazonas, Roraima e Espírito Santo têm regiões com taxas de transmissão um pouco melhores, ainda assim muito altas.
Alguns lugares do Piauí e Espírito Santo estão com taxas de transmissão muito pequenas, com níveis pré-epidemia. Mesmo assim, ainda é preciso manter os cuidados. "Esses locais estariam em uma situação mais confortável, mas o entorno continua em risco alto, o que pode afetar o território se baixar a guarda", alerta o pesquisador em saúde pública da Fiocruz, Marcelo Gomes.
A transmissão comunitária é aquela em que não é possível rastrear a origem da infecção e indica que o vírus circula entre as pessoas naquele local, independente de terem viajado ou não para o exterior. Os indicadores são baseados no número de casos.
Média móvel acima de 2 mil mortes
O Brasil voltou a registrar média móvel acima de 2 mil mortes diárias por Covid. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +8% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.
É o 29º dia seguido de estabilidade na comparação com duas semanas atrás. Isso significa que o ritmo atual das mortes por Covid tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.
Desde o início da pandemia, o país contabiliza mais de 493 mil mortes e mais de 17 milhões de casos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário