segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Maria Bonita será lembrada em Salvador nas comemorações do 8 de Março


Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita será homenageada em Salvador no próximo dia 8 de marco, sua data de nascimento, quando também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Primeira figura feminina a entrar num grupo de cangaceiros, a companheira de Lampião virou exemplo de mulher determinada, bastante admirada pelos movimentos sociais e feministas. A neta do casal Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, foi recebida em Salvador, na quinta-feira (26), pelas representantes da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).
A ideia é fazer na capital o lançamento do livro Bonita Maria do Capitão, publicação que marca o centenário de Maria Bonita, seguido de exposição de fotos. A única filha do casal de canganceiros, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos, hoje morando em Aracaju (SE), deverá comparecer ao ato. “Somos sempre bem recebidas na Bahia. Aqui, há um interesse muito grande pelo assunto. Será uma forma de lembrar a história”, destacou Vera Ferreira, uma das organizadoras do livro.

A organização das atividades também conta com a participação direta do reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourisvaldo Valentim. Salvador é a primeira capital a realizar o lançamento do livro. Na sequência, o evento deverá acontecer no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário