segunda-feira, 7 de maio de 2012

Padre Juarez Farias apresenta palestra na Eletrobras-Furnas/MG

O Padre Juarez Farias, da diocese de Ilhéus, apresenta palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, da Eletrobrás – furnas/MG, quinta-feira(10) com o tema “Aspectos da depressão relacionados ao trabalho”. O convite da empresa furnas Eletrobrás foi resultado da repercussão da sua obra “Os tipos de depressão” lançado em novembro de 2009, que já se encontra na 7ª edição.
Segundo o padre e psicanalista "estima-se que no Brasil, 17% das pessoas adultas sofrem de uma doença depressiva em algum período da vida. O custo do sofrimento humano não pode ser avaliado. Doenças depressivas frequentemente interferem no desempenho normal e se não tratada, causam sofrimento não somente àqueles que estão doentes, mas também aos que convivem com elas."
-"As doenças depressivas manifestam-se através de episódios de diversas maneiras, caracterizam-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriores consideradas agradáveis pela pessoa."

Ele afirma que "a Depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento, alterando a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas."
-"Quem nunca teve, tem (de forma mascarada) ou terá (de involução) Depressão durante a vida, sendo que a maioria das pessoas a tem de forma mascarada, ou seja, a doença se apresenta em forma de sintomas somáticos. Importante é entender que os episódios depressivos fazem parte do processo de maturação da Personalidade."
Segundo Pe. Juarez "as pessoas depressivas não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem a encontrar o alivio tão procurado."
- "O fato mais triste sobre a Depressão é que muito desse sofrimento é desnecessário. A maioria das pessoas com Depressão não procura tratamento, embora uma grande parte possa ser auxiliada, mesmo aquelas com distúrbios mais graves. Graças a anos de pesquisas produtivas, encontram-se disponíveis medicamentos e terapias psicossociais que aliviam a dor da Depressão."
"Quanto à pergunta inicial sobre o que é Depressão, podemos dizer que ela é caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida." Conclui o Padre Juarez Farias.
Destaque no cenário nacional
Padre Juarez Farias, foi palestrante sobre o tema, “Parapsicologia e os mistérios do inconsciente”, no Primeiro Congresso Internacional de Ciências, Ética e Educação Integrada (Vendo o que não se vê), em de outubro de 2010.
Conferencista na Semana da Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico “Dr. João Machado” (Natal/RN), em outubro de 2010, expondo o tema “Os 15 tipos de Depressão”.
UNIMED - Fui palestrante no congresso Norte/Nordeste da Unimed, realizado na ilha de Comandatuba, Una/BA, expondo o tema “Aspectos da Parapsicologia”.
Curso de “Parapsicologia”, para médicos do Estado de Alagoas, em agosto de 1996.
Curso sobre, “O que é Parapsicologia”, para médicos da cidade de Jequié/BA, em novembro de 1997.
Palestrante no congresso de Psicologia da UFAL, com o tema “Enfoque psicoterápico da Parapsicologia”.
UFLA - Conferencista no Hospital Escola da UFLA, sobre Parapsicologia, em 1996.
UFBA - Professor convidado no Hospital Escola da UFBA, em novembro de 1997.
Nascido em dois de março de 1967, na fazenda Boa Vista, em Gongogi/BA. É conhecido, em todo o território nacional, pelas suas pesquisas na área parapsicológica. Já percorreu aproximadamente 900 cidades.
Autor dos livros: “Parapsicologia: os mistérios do inconsciente”, “Os 15 tipos de Depressão”, “As diferentes Personalidades”, “Esquizofrenia: o enigma da loucura”, além de “Hipnose e Regressão de Idade”.
Desde janeiro de 1989, com auxílio do Padre Quevedo, tem se dedicado aos estudos da Parapsicologia. Atualmente, propõe a importância de em todas as dioceses haver um padre que se dedique aos estudos desta ciência, para que ela se torne uma disciplina para a formação teológica.

Um comentário: