quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rio do Engenho comemora Senhora Sant’Ana

A comunidade católica do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, comemora até este domingo (29) a festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira desta localidade. O novenário, iniciado no último dia 20, acontece até a noite de sábado (28), com celebrações todas as noites, sempre às 19 horas, no Santuário de Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil. Esse ano o tema central da festa é “Formamos a igreja missionária vivendo em comunidade”.
O domingo (29), dia consagrado à santa, os festejos começam à zero hora, com a alvorada festiva. Às 9h30min acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do Rio do Engenho. Logo depois será celebrada a missa solene, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. As comemorações também terão espaço para a festa profana, com a apresentação de bandas regionais em um palco armado na praça do distrito, animando os ilheenses e turistas.

História – A Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na comunidade do Rio do Engenho, é considerada a segunda capela rural mais antiga do Brasil. Antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, o Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Nos dias de hoje, entretanto, a maior atração da localidade é a Capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Tanto as ruínas do engenho, quanto o santuário de Senhora Sant’Ana, se encontram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Já Santa Ana, ou Sant'Ana, cujo nome é de origem hebraica que significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha Maria, aquela que havia de ser a mãe de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário