quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ilhéus comemora nesta 6ª feira, 10 de agosto, 100 anos de Jorge Amado

Feira Literária

Shows na Pra D Eduardo 
Artista locais no Terreiro da Poesia
O ponto alto do Festival “Amar Amado”, iniciativa que está promovendo eventos culturais gratuitos em diversos pontos da cidade, acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, quando o escritor Jorge Amado estaria completando 100 anos. O Festival, que vai até o próximo domingo (12) e inclui a realização de cursos, saraus, shows, palestras, peças teatrais e ciclos literários, é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural (Fundaci), em parceria com a Maná Produções. 
A programação desta sexta-feira (10) será aberta às 7 horas, na praça Dom Eduardo, com uma grande queima de fogos. Na sequência, por volta das 8 horas, na Catedral de São Sebastião, será celebrada uma Missa pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli. No mesmo horário, no centro de convenções, reunindo diretores, coordenadores e professores do município, a Feira Literária “Ler Amado” promoverá um Dia de Mobilização pela Leitura e Educação. No período da tarde, por volta das 14 horas, no Palácio Monsenhor Teodolindo Ferreira, centro da cidade, o Poder Legislativo ilheense estará prestando uma homenagem ao escritor Jorge Amado. 
Às 15 horas, no centro de convenções, durante a Feira Literária “Ler Amado”, Nadja Nunes estará realizando o lançamento dos livros “A Menina do Dente Mole” e “A Menina que tinha Medo do Vento”. Uma hora depois, outros dois eventos: “Um ator em busca de um texto”, no coreto montado na praça Pedro Matos (praça do Teatro), com José Delmo, e uma grande caminhada cultural, na avenida Soares Lopes. Por volta das 19 horas, no palco principal, show com “Mulheres em Domínio Público”. 
Voltando para o centro de convenções, às 19h30min, durante a Feira Literária “Ler Amado”, acontecerá o lançamento dos livros “A neurociência e as emoções do ato de aprender: quem não sabe sorrir, dançar e brincar não deve ensinar", de Iana Muniz, "A qualidade é na educação básica: uma proposta de gestão estratégica para o processo ensino e aprendizagem", de Fabiana Kauark, e “Capitão Leôncio Paraguaçu”, de João Ferreira Mendes. Por volta das 20 horas, ainda durante a feira literária e com mediação de José Inácio de Melo (Bahia), mesa redonda "A cor da palavra no cancioneiro do cacau: música e poesia em Jorge Amado", com as participações de Cyro de Mattos (Bahia) e Salgado Maranhão (Maranhão). Para às 21 horas, no TMI, a peça “O grande amor da minha vida” e, para às 22 horas, no palco principal montado ao lado da praça Dom Eduardo, show com Caetano Veloso. 
Dia 11 – No sábado (11), a programação do Festival “Amar Amado” começará às 9 horas, no centro de convenções, com uma “Contação de Histórias”, que dará ênfase ao meio ambiente e terá a participação do escritor Pawlo Cidade. Para às 15 horas, ainda no centro de convenções, premiação do “Concurso Reinvente Jorge Amado”. A solenidade, que contará com a participação de finalistas, estudantes e do júri emérito, também será marcada pela apresentação do espetáculo "Celebrando Jorge Amado", pela Escola São Jorge dos Ilhéus. O período da tarde ainda terá, por volta das 16 horas, sarau com artistas locais na praça Pedro Matos e “Cordel & Repente”, com Azulão Baiano, Janete Lainha e Gilton Thomáz, no centro de convenções. 
No período da noite, no centro de convenções, durante a Feira Literária, Rita Santana e Tina Tude, com Banda Dilazenze, às 18 horas, e Lançamento do livro "Ferradas: um capítulo na história do Brasil" (História), de Gustavo Veloso, às 18h30min. Neste mesmo último horário, só que no auditório da Fundaci, a programação contemplará o Feciba Itinerante “Amar Amado”, com o filme "Capitães da Areia", de Cecília Amado. Para às 19 horas, mais dois eventos: apresentação do grupo “Chorinho Brasil”, no palco principal, e a mesa redonda "Pai Amado", em homenagem ao Dia dos Pais, com a participação de João Jorge Amado (filho de Jorge Amado) e João Jorge Amado Filho e Jorge Amado Neto (netos do escritor). O momento especial contará com a mediação de Maurício Corso, apresentação de Márcia Tude e participação especial de Maria João Amado (neta de Jorge Amado). O dia terminará com o espetáculo “O grande amor da minha vida”, às 21 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, e um grande show, a partir das 22 horas, no palco principal, com a Família Caymmi. 
Último dia – O último dia do Festival “Amar Amado” será marcado por um sarau com artistas locais na praça Pedro Matos, às 16 horas; um ensaio aberto do espetáculo teatral “Capitães da Areia”, dirigido por Elisa Mendes, com participação de Elena Beliakova, que estará falando da repercussão da obra na Rússia, às 20 horas, no Teatro Municipal; e uma apresentação cultural e grande show de encerramento com artistas regionais, às 21h30min, na praça Dom Eduardo (praça da Catedral). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário