sexta-feira, 14 de junho de 2013

Missão Internacional da ABRUEM leva representantes do ensino superior brasileiros à Coréia do Sul



A partir da próxima segunda-feira (17) tem início a Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) para a Coréia do Sul. A comitiva formada por reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior brasileiras de diferentes regiões do país ficam em território sul-coreano até o próximo dia 28 de junho. Ao todo, dez instituições da Coréia do Sul serão visitadas, além de encontros com representantes do setor de educação do país.
O vice-reitor da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Evandro Sena Freire participa da comitiva da ABRUEM.A sugestão de destino para esse ano partiu do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. A ideia é estreitar os laços para o desenvolvimento da cooperação entre os dois países no Programa Ciências Sem Fronteiras.
A Missão Internacional acontece todos os anos, sempre na perspectiva de contato com a realidade educacional estrangeira, visando o aprimoramento e a melhora do ensino superior no Brasil. Ano passado a comitiva da ABRUEM visitou a Bélgica e a Alemanha.
A viagem teve início no dia 04 de junho e chegou ao seu final no dia 22 de junho com a garantia de parcerias com instituições de ensino superior belgas e alemãs. Ao todo, foram 18 dias de viagem, sendo 10 universidades visitadas na Bélgica e 11 na Alemanha. Fora isso, ocorreram encontros com representantes governamentais relacionados a educação superior de ambos os países.
Durante essas viagens, em todas as instituições visitadas, é apresentado o Sistema ABRUEM, destacando todas as suas 41 filiadas, os números de alunos e cursos de graduação e pós-graduação, áreas de excelência de cada universidade brasileira, bem como as metas para o Programa Ciência Sem Fronteiras.
Para conhecimento da realidade do ensino superior sul coreano, apresentamos as universidades que integram o roteiro de visitas da comitiva da ABRUEM.
KOREA UNIVERSITY
Korea University é uma universidade privada de pesquisa localizado em Seul, na Coréia do Sul. É uma das universidades CEU, uma sigla histórica utilizada na Coréia do Sul para se referir a Universidade Nacional de Seul, Universidade da Coreia e Universidade Yonsei, que considerados como as três universidades mais prestigiadas do país. Fundada por Lee Yong-Ik, na cidade atual de Susong em 1905, a escola mudou-se para a ANAM em 1934. A universidade é uma das mais antigas instituições de ensino superior na Coréia do Sul. O corpo discente é composto por mais de 20.000 alunos de graduação e 5.000 alunos de pós-graduação. Abrangência acadêmica da universidade é extensa, com seus 56 departamentos e tem mais de 1.400 membros do corpo docente em tempo integral. A Universidade é uma instituição de pesquisa composto por dezesseis faculdades de graduação e pós-graduação de vinte divisões. A instituição é notável na história da Coréia do Sul por ser a primeira a oferecer programas acadêmicos de várias disciplinas, como direito, economia e jornalismo. Destaque para sua faculdade de Direito, que é considerada uma das mais prestigiadas do país.
SUNGKYUNKWAN UNIVERSITY
Foi fundada em 1398 como o maior instituto nacional de educação nos primeiros anos da Dinastia Joseon da Coréia. Como a universidade mais antiga da Ásia Oriental, tem fomentado líderes da sociedade coreana há mais de 600 anos. Agora Sungkyunkwan University (também conhecida como SKKU ou simplesmente Seongdae ) é uma universidade privada em Seul. A universidade tem dois campi: o Humanidades e Ciências Sociais no campus Myeongnyun Dong, Jongno-gu no centro de Seul , e do Campus de Ciências Naturais em Cheoncheon Dong, Jangan Gu , Suwon . O significado literal de "Sungkyunkwan" é "uma instituição para a construção de uma sociedade harmoniosa dos seres humanos perfeitos". Dezoito escolas e três faculdades oferecem graus em nível de bacharelado, e doze escolas de pós-graduação conferem vários graus, tanto os mestres e os níveis de doutorado.
POSTECH
Pohang University of Science and Technology ou POSTECH é uma universidade privada sediada em Pohang, que se dedica à pesquisa e educação em ciência e tecnologia. Em 1998, foi classificada pela Asiaweek como a melhor universidade da ciência e tecnologia da Ásia. Em 2011, The Times Higher Education classificou a universidade como a 53 ª melhor universidade do mundo, a sexta melhor na Ásia, e a melhor na Coréia do Sul. Em 2011, QS World University Rankings classificou como a 98 a universidade global no mundo.
HANYANG
Hanyang University (HYU) é uma universidade de pesquisa intensiva privada na Coréia do Sul. O campus principal está em Seul, e o segundo, ERICA campus (Education Research Industry Cluster em Ansan), está localizado na cidade de Ansan. A palavra "Hanyang (한양; 汉阳)" deriva do antigo nome da capital "Seoul", usado durante a dinastia Chosun. A Instituição produziu inúmeros líderes e profissionais ao longo dos anos em praticamente todas as áreas da sociedade. A faculdade de Engenharia da Universidade Hanyang tem uma reputação bem conhecida pela produção de numerosos especialistas que trabalharam com a espinha dorsal da industrialização e da modernização do país e é considerada como uma das mais prestigiadas universidades de engenharia na Coréia do Sul. A universidade estabeleceu o primeiro instituto de engenharia do país (Instituto de Engenharia DongA), em 1939, que originou a instalação de fundação da Universidade Hanyang. Também estabeleceu a primeira escola de arquitetura e engenharia civil na Coréia. São 230 mil alunos.
KAIST
KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia), é uma universidade pública de pesquisa localizado na Daedeok Innopolis, Daejeon, Coréia do Sul. KAIST foi criado pelo governo coreano em 1971 como a primeira ciência a investigação orientada para o país e instituição de engenharia. Foi fundada com o financiamento do governo e foi inicialmente composta por um número de engenheiros e cientistas educados nos Estados Unidos. Desde o início, a ênfase tem sido na investigação teórica, bem como aplicada. KAIST continua a ser o mais importante centro de desenvolvimento de projetos de pesquisa estratégica da Coréia. A Universidade foi pioneira na criação de programas de ensino competitivos de pesquisa orientados de pós-graduação do país.
SOGANG
Sogang University é uma das universidades de artes liberais líder em pesquisa. A universidade foi criada em 1960 pela Companhia de Jesus para oferecer educação com base nas crenças católicas e inspirado pela filosofia da educação jesuíta, como a Universidade de Georgetown, nos EUA, a Universidade de Sophia, no Japão, e a Universidade Ateneo de Manila, nas Filipinas. Além de proporcionar o ensino universitário, o Centro de Ensino da Língua coreana em Sogang ensina coreano como língua estrangeira para estudantes de todo o mundo.
YONSEI
Yonsei University é uma universidade de pesquisa privada, localizada em Seul, Wonju, e Songdo, na Coréia. Fundada em 1885, é uma das mais antigas universidades da Coréia do Sul. Há 38.725 estudantes, 4.518 docentes, 6.788 funcionários e 257.931 alunos. Todos os campi têm programas extensos na língua coreana. O programa EIC foi iniciado em 2008, e tem as bolsas mais generosas para os estudantes internacionais, incluindo até 100% mensalidade, moradia, ajuda de custo US $ 6.000 para estudantes internacionais, e também oferece vôos gratuitos e acomodações de hotel para outros países por ano, para complementar estudos teóricos em sala de aula com a experiência prática e pesquisa de campo. A universidade foi criada formalmente em janeiro de 1957.
SNU
Universidade Nacional de Seul (SNU), popularmente conhecida na Coréia como Seoul-dae, é uma universidade de pesquisa nacional localizado em Seul. Fundada em 1946, Seoul National serviu como modelo para muitas universidades nacionais e pública no país. Hoje, a universidade compreende dezesseis faculdades e seis escolas profissionais, e um corpo discente de cerca de 30.000. Ela tem dois campi em Seoul. O campus principal em Gwanak e o campus médico em Jongno. De acordo com dados compilados pela KEDI, a universidade gasta mais com seus alunos per capita do que qualquer outra universidade no país, registrando pelo menos 10 mil estudantes. A universidade mantém um programa de intercâmbio de graduação com o Instituto Harvard-Yenching, Stanford University e Universidade de Yale. Além disso, a universidade mantém um memorando de entendimento com mais de 700 instituições de ensino em 40 países.
UST
University of Science and Technology ( UST ) é um grupo de universidades públicas e instituições de pesquisa em Seul, Suwon, Changwon, Ansan, Seongnam e Daejeon. A UST foi criada em 2003 pelo governo da Coréia como a pós-graduação do país especializada em ciência e engenharia, educação e pesquisa. O UST é somente uma escola de pós-graduação. É uma das principais universidades de ciência e tecnologia na Coréia do Sul, juntamente com KAIST e POSTECH. O governo sul-coreano estabeleceu a UST para produzir profissionais na área de tecnologias combinadas, considerado como um dos critérios mais importantes para criar a força motriz para o crescimento nacional da Coréia do Sul.
EWHA WOMANS UNIVERSITY
Ewha Womans University é uma universidade privada das mulheres no centro de Seul, na Coréia. É uma das maiores instituições da cidade de ensino superior e, atualmente, a maior do mundo instituto educacional feminino. É uma das mais conhecidas universidades e também considerada uma das melhores universidades do país. Ewha foi fundada em 1886 pela norte-americana metodista episcopal missionária, Mary F. Scranton. "Ewha" é um termo sino-coreano que quer dizer "flor da Pera". Enquanto o uso de "Womans" é pouco convencional, ele carrega um significado especial. Os primeiros fundadores da faculdade consideravam que toda mulher precisaria ser respeitada.
Conheça a ABRUEM
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991. Atualmente, a Associação possui 40 instituições filiadas, estando capilarizada em todas as regiões brasileiras. O objetivo geral da ABRUEM pode ser expresso, nos termos do Art. 1º do seu Estatuto, como sendo a "congregação das universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais". Estão a frente da instituição pelo mandato de 2012­2014 o presidente e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, tendo como vice­presidente o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado.
Daniel Petroski (ABRUEM)
Jonildo Glória (UESC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário