segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sábado é dia de vacinar as crianças contra a poliomielite

Será neste sábado (8) o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano, a campanha vai de 8 a 21 de junho, com o objetivo de imunizar no país quase 13 milhões de crianças na faixa etária de seis meses até os menores de cinco anos (seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias), com meta mínima a atingir de 95% deste grupo. Na Bahia, devem ser vacinadas 974.776 crianças nesta faixa etária.
Cerca de 3.600 serviços de saúde, com salas de vacina, estarão funcionando para atender à população mirim. Segundo Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Vacinações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), dez mil trabalhadores do SUS e voluntários estarão atuando neste sábado. Em 2012, foram imunizadas 1.035.945 crianças menores de cinco anos, conseguindo uma cobertura vacinal de 95,86%.
O Brasil realiza em 2013 o 34º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrentes de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão. Entre eles, estão Angola, Chade, República do Congo, Gabão, Costa do Marfim, Congo, China, Guiné-Bissau, Quênia e Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário