terça-feira, 13 de maio de 2014

Adultos e crianças do bairro da Conquista ganham livros de presente dos alunos do Colégio Vitória

Morador do bairro há 60 anos, o aposentado Ediel Oliveira, o “seu” Didi, foi um dos primeiros a chegar à praça da Conquista, em Ilhéus, para conhecer de perto o acervo de livros da Biblioteca Itinerante do Colégio Vitória colocado à disposição da comunidade, pendurados em árvores ou distribuídos pelos bancos da praça. “Acho isso lindo demais. Ver essa juventude interessada na leitura, estimulando outras pessoas, de todas as idades, ao conhecimento. É lindo e diferente. A gente vê isso muito pouco”, afirmou.
Ao lado dos alunos da 5ª série da instituição, “seu” Didi escolheu algumas obras e acompanhou toda a ação dos jovens que convidavam quem passasse, de carro ou à pé, pelas imediações, a levar, de presente, um livro para casa. “É uma semente que a gente resolveu plantar”, afirmou a estudante Mel Argolo. A iniciativa denominada “Biblioteca Itinerante”, que chegou ao bairro da Conquista, vai também "ser semeada" em outras áreas da cidade. O projeto de estímulo à leitura irá, nas próximas semanas, às praças do Teatro Municipal, no centro, e do bairro do Pontal, na zona sul.
Além da distribuição de livros, a iniciativa promove contação de estórias e apresentações musicais feitas por pais e alunos do Colégio Vitória. O “Biblioteca Itinerante” é uma vertente social de um projeto muito mais abrangente que, todos os anos, comemora o aniversário de um grande nome da música ou da literatura brasileira. Este ano a escola homenageia o centenário de Dorival Caymmi. “Além de estimular a leitura da extensa obra de Caymmi, o objetivo do projeto é buscar a formação da criança e do jovem relembrando um dos maiores ícones da Cultura Brasileira”, reforça a professora Ângela Márcia Damasceno, coordenadora do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário