quarta-feira, 4 de junho de 2014

Campanha de combate à hanseníase e verminose mobiliza escolas públicas

A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Geohelmintíase (verminose) lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e Municípios será apresentada a diretores e vice-diretores das escolas das redes municipal de ensino às 8 horas desta sexta-feira, 6, no auditório da Unime. A campanha tem como objetivo identificar possíveis casos de hanseníase e tratar as verminoses em crianças de cinco a 15 anos.
De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Adry, a campanha será desenvolvida em todas as escolas da rede municipal e estadual com estudantes na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. . “Os pais dos alunos terão de autorizar a realização desses procedimentos e, uma semana antes da campanha, receberão formulários que deverão ser preenchidos, com essa finalidade”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel.
A diretora destaca que, além das ações de educação em saúde que levarão orientações aos estudantes sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas dessas doenças, a campanha prevê, ainda, a realização de exames de pele, para diagnóstico de Hanseníase e a administração do medicamento Albendazol, para o tratamento de Verminose
Em Itabuna, a campanha será coordenada e executada pela Secretária Municipal de Saúde - SMS, através dos departamentos de Vigilância em Saúde, de Atenção Básica, Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Departamento de Média e Alta Complexidade, Núcleo de Educação Permanente e Programa Saúde na Escola, além de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, 7ª DIRES e DIREC-7. 
Para a realização da campanha, a Secretaria de Saúde já realizou várias reuniões com parceiros (educação, DIREC, PSE, Atenção Básica, entre outros) e com os profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica (Enfermeiros, Dentistas, Médicos, Nutricionistas e Farmacêuticos), com objetivo de traçar estratégias para efetivação da campanha, que acontecerá em julho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário