terça-feira, 3 de junho de 2014

Ipiaú é destaque em evento sobre saúde pública

Cidades que deixaram de somente lamentar as dificuldades enfrentadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e adotaram estratégias para tornar sua gestão mais eficiente trocam experiências no XXX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento começou neste domingo (1º) e vai até o dia 4, na cidade de Serra – ES e reúne verdadeiros cases de sucesso na saúde pública. Entre essas experiências, está a da cidade baiana de Ipiaú, situada no Vale do Rio de Contas.
Ipiaú participa do Congresso, apresentando três exemplos nos quais a gestão planejada foi fundamental para melhorar índices e prestar um melhor atendimento à população. Um deles é controle da dengue, que em 2009 registrou na cidade um índice de infestação de 6%, com 1.639 casos confirmados. Com novas estratégias, o município conseguiu reduzir o percentual de focos para 0,9% dos domicílios, com registro de somente 46 casos em 2013.
Para o prefeito Deraldino Araújo (PMDB), a participação no Congresso serve não apenas para apresentar experiências bem sucedidas, mas também para conhecer novas ferramentas de gestão. “É um evento importante, pois estamos discutindo saúde pública e também observando o que tem dado certo em outros municípios”, afirma.
Além do êxito no controle da dengue, Ipiaú mostra no Congresso resultados positivos de programas de acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão arterial e do enfrentamento da Influenza. “Em todos os casos, nós adotamos estratégias com enfoque científico, buscando alcançar bons índices e, consequentemente, prestar um serviço de qualidade à população”, afirma a secretária da Saúde, Jamine Araújo. No caso da Influenza, a secretária lembra que houve um aumento de casos em julho de 2013, fazendo com que a gestão planejasse e iniciasse imediatamente o contra-ataque.
“Convocamos um especialista para orientar os agentes comunitários de saúde para a detecção precoce da enfermidade e capacitamos os médicos da rede para o diagnóstico e tratamento, além de ter adotado medidas com o objetivo de informar à comunidade sobre formas de se prevenir a Influenza”, explica a secretária de Saúde. A estratégia fez com que os registros da doença caíssem para zero nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário