terça-feira, 8 de julho de 2014

Autorizada licitação para construção da nova sede da Prefeitura de Ilhéus



O Palácio Paranaguá, onde funciona a atual sede administrativa do governo, será transformado em Museu da Capitania de Ilhéus, destinado ao resgate e à preservação da história do município.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou termo que autoriza a Secretaria Municipal de Administração (Sead) abrir licitação para a construção da nova sede da prefeitura, no antigo prédio dá Coelba, localizado no Bairro da Conquista. Conforme projeto do chefe do Executivo, o Palácio Paranaguá será transformado em um museu. A assinatura do termo ocorreu durante o ato solene em comemorativo pelo aniversário de 480 anos de fundação do município, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, dia 28 de junho.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, a primeira etapa da nova sede da prefeitura consistirá em reforma geral da estrutura existente do imóvel desapropriado no bairro da conquista. “Com isto, a prefeitura conseguirá transferir as secretarias que funcionam atualmente no Palácio Paranaguá”, afirmou o secretário.
O projeto completo inclui a ampliação do imóvel, a fim de reunir o maior número de secretarias possível, para que a população possa ser atendida em um só local, facilitando a vida dos munícipes e contribuintes. “Este é um desejo de todos, que somente pode ser atendido agora neste governo, diante da absoluta prioridade dada pelo Prefeito Jabes Ribeiro”, concluiu Machado.
Resgate e preservação da história – Ainda, o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, explicou que o futuro Museu da Capitania de Ilhéus, no Palácio Paranaguá, será o novo espaço cultural destinado ao resgate e à preservação da história do município. “Iremos aproveitar o local para realizar exposições temporárias e de multiuso e montar salas socioeducativas para promover debates com a comunidade. Assim, a criação do museu será um ponto de referência para a cidade, que poderá ser palco de diversas manifestações artísticas, intelectuais e sociais”, afirmou. 
O Palácio Paranaguá foi construído pelo intendente tenente coronel Domingos Adami de Sá, tendo sua pedra fundamental lançada em 20 de janeiro de 1898 e sendo inaugurado em 22 de dezembro de 1907, para abrigar a Intendência (como se denominava, à época, o Poder Executivo Municipal). De acordo com pesquisas históricas, a decoração e a pintura original foram feitos pelo artista italiano Oreste Sarcelli, e a iluminação, pelos irmãos Vita.
O prédio tem 1.060 metros quadrados de área construída, está localizado na Praça J.J. Seabra e ocupa a parte mais elevada da mesma, no centro histórico e comercial da cidade. No local, antes existiam ruínas de um colégio dos jesuítas. O nome Palácio Paranaguá é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época, João Lustosa da Cunha Paranaguá, o Marquês de Paranaguá, que assinou a lei que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881. O palácio é um dos símbolos da opulência que existiu na região, durante o período áureo da cultura cacaueira. Em estilo neoclássico, é considerado uma das mais belas construções do interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário