terça-feira, 1 de julho de 2014

Professores do ensino básico iniciam nova turma do Parfor na UESC

 A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, iniciou as atividades da 13ª turma do Programa de Formação de Professores do Curso de Pedagogia 1ª Licenciatura, inscritos através da Plataforma Paulo Freire – MEC, (Parfor). 
O inicio das aulas do primeiro módulo contou com a presença da reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro, que apresentou palestra de boas vindas, na sala do curso, localizada no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, aos 37 alunos, todos professores da rede básica de educação, oriundos de 13 municípios da área de abrangência da Universidade.
A reitora explicou que a finalidade dos cursos Parfor “não é apenas diplomar professores que estão em atividade na escola, mas compor um conjunto de ações direcionadas à educação básica pública como um todo, no sentido de sua qualificação nos estados e municípios”. 
Já a professora e coordenadora do Parfor, Flávia Moura Costa, destacou a importância dos professores/alunos permanecerem por quatro anos como estudantes. "Serão vivenciadas novas experiências, oportunidades de unir a teoria com a prática, num só aprendizado, que irá enriquecer a atividade desenvolvida em suas funções laborais."
Ela explicou ainda as mudanças na aplicação do curso "visando adequar o calendário da UESC às necessidades de cada município. Essa será a primeira turma com aulas presenciais, em período integral, durante os recessos estabelecidos no ensino básico pelas Secretarias Municipais de Educação. O grupo terá, ainda, dois encontros mensais, em fins de semana, na Universidade. 
Parfor – O objetivo do Parfor é a formação graduada de professores que estão atuando na rede básica pública sem a devida titulação, mas dispõem de importante experiência prática acumulada pela vivência. A UESC conta com oito cursos do Parfor: Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Pedagogia. Ao todo serão 13 turmas funcionando até 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário