segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Secretário de Saúde da Bahia prevê que obra do Hospital da Costa do Cacau comece em um mês


Exibindo Secretário deu declaração durante abertura do  5° Congresso dos secretários municipais de Saúde da Bahia -  Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus (4).jpg

Fábio Vilas-Boas participa do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que acontece em Ilhéus
Durante a solenidade de abertura do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, realizada em Ilhéus, neste domingo, 30, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, declarou que o início da construção do novo Hospital Regional da Costa do Cacau, a ser localizado no bairro Banco da Vitória, deve ocorrer daqui a trinta dias. Vilas-Boas transferiu oficialmente o Gabinete da Secretaria para Ilhéus, para atendimentos aos gestores municipais da saúde, durante o período do evento, que discute o fortalecimento do SUS através dos municípios.
A abertura do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, Raul Molina, o deputado federal Jorge Solla, de representantes do Ministério da Saúde e do Ministério Público do Estado, do secretário ilheense da Saúde, Antonio Ocké, além de gestores de saúde, da quase todos os 417 municípios do Estado.
Segundo o secretário, houve mudança no agente de financiamento da obra de construção do novo Hospital da Costa do Cacau. De acordo com Vilas-Boas, “deixou de ser o Banco do Brasil, que não permitia a compra de equipamentos para a unidade, e agora, o Governo do Estado já iniciou as conversas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e em um mês, no máximo, teremos o início da obra”, acrescentou.
O novo hospital será construído às margens da rodovia Ilhéus/Itabuna (BA-415), com capacidade de atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidades, em urgência e emergência, e também com internamentos. Na primeira etapa, terá 150 leitos, possibilitando atender um público estimado em 780 mil pessoas.
HGLVF - Sobre a obra de reforma e ampliação do setor de emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho, situado no bairro Conquista, o secretário de Saúde da Bahia disse que “problemas burocráticos emperram a continuidade dos serviços”.
De acordo com Vilas Boas, a obra de reforma da emergência do HGLVF, iniciada em 2013 e orçada em R$ 7,7 milhões, sob a responsabilidade do Governo do Estado, está parada devido à insuficiência financeira da empresa vencedora da licitação. “A construtora iniciou o trabalho, mas não pôde dar continuidade. Por isso, estamos providenciando o fim do contrato, com o objetivo de licitar novamente o serviço”. O secretário estima que em três meses deve haver um novo processo licitatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário