segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seis líderes de seita religiosa são presos em operação da Polícia Federal

 Ação começou na manhã desta segunda-feira (17) em três estados.Grupo é acusado de manter fiéis em situação análoga à escravidão.
(Do G1) - Seis líderes de uma seita religiosa foram presos durante uma operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (17) em propriedades rurais em Minas Gerais e Bahia. A seita conhecida como "Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca", é acusada de manter fiéis em situação análoga à escravidão e se apoderar de todos os bens das vítimas.
Segundo a PF, o pastor que é um dos principais líderes da seita foi preso em Pouso Alegre (MG), e outras cinco pessoas que formariam a cúpula da seita religiosa foram detidas em Minas Gerais e Bahia. Além disso, foram bloqueados bens que pertencem aos líderes da seita, entre eles, 39 imóveis rurais em Minas Gerais e Bahia, documentos e computadores. A polícia também pediu o bloqueio pelo Detran de mais de 100 veículos que pertenciam à seita, inclusive carros de luxo.
Os suspeitos estão presos temporariamente por cinco dias, podendo ser prorrogada as prisões por mais cinco dias. Eles serão levados para presídios em Três Corações (MG), São Paulo e Bahia. Os envolvidos podem responder por tráfico de pessoas, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Seita religiosa
De acordo com o delegado da Polícia Federal em Varginha (MG), João Carlos Girotto, os fiéis frequentavam uma igreja com sede na capital de São Paulo e em seguida eram convencidos a participar da seita religiosa no interior do estado com uma mudança completa de vida.
"[Eles eram levados para o interior do estado] sob a promessa de que viveriam em comunidades onde vigeria o princípio da igualdade absoluta. Todos os bens seriam de todos. Ao adentrarem na seita, as pessoas são convencidas a entregarem todos os seus bens, móveis e imóveis, e na sequência são transferidas para fazendas, onde trabalham sem remuneração. Lá eles também têm a liberdade cerceada e ao irem para as cidades, são escoltadas por membros da seita", explica Girotto.
Assim que entravam na seita, os fiéis assinavam um termo de doação de todos os seus bens. Além disso, os membros trabalhavam nas fazendas da organização, executando atividades agrícolas, além de postos de combustíveis e restaurantes. Os funcionários assinavam recibos de pagamento pelos serviços, mas não recebiam os salários, que ficavam com a seita. "[Os líderes conseguiam um] um lucro exorbitante com o trabalho deles e doações", completa Girotto
Ainda segundo o delegado, a organização teve início em 2007 nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), e em seguida foi transferida em 2012 para o interior de Minas Gerais. Após a operação da Polícia Federal nas fazendas da região, em 2013, a seita começou a se transferir para a Bahia. "Assim que a polícia começava a investigar a atuação deles em determinados lugares, eles se transferiam para outras regiões", comenta Girotto.
Perfil das vítimas
Segundo o delegado da Polícia Federal que preside a investigações, Thiago Severo de Rezende, as vítimas estavam em um estado de fragilidade emocional muito grande, geralmente com problemas familiares. Elas começavam frequentando uma igreja, com sede em São Paulo, e em seguida eram convencidas a mudar completamente seu estilo de vida para viver em comunidade.
Entre os membros, há desde pessoas simples, sem bens nenhum, como também alguns que possuíam propriedades propriedades e dinheiro que eram passados à instituição.
As pessoas viviam nas próprias fazendas e se dividiam em moradias comunitárias. A partir do momento em que entravam na seita, elas viviam em isolamento total, sem contato com as famílias, e acreditavam que estavam fazendo tudo aquilo pela comunidade.
"Grande parte das pessoas não entendem que são exploradas. Elas ainda acham que a polícia está perseguindo a comunidade", completa Rezende. Ainda segundo o delegado Girotto, entre as vítimas, existem dois servidores públicos que doaram todos os seus bens e algumas pessoas que estavam sem contato com a família há mais de sete anos.
A polícia acredita que a seita tenha cerca de 6 mil fiéis que vivem nas comunidades. Em uma próxima etapa da operação, as propriedades devem ser devolvidas às pessoas e todos os direitos trabalhistas e salários devem ser pagos às vítimas.
Ainda segundo os delegados, a igreja continua em funcionamento e não é investigada pela polícia. A seita religiosa funcionaria de forma desvinculada à igreja.
A operação
Ao todo, estão sendo cumpridos 129 mandados judiciais, entre eles seis de prisão temporária, seis de busca e apreensão e 47 de condução coercitiva, além de 70 mandados de sequestro de bens, envolvendo imóveis, veículos e dinheiro.
No Sul de Minas, os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal em Belo Horizonte (MG) estão sendo cumpridos nas cidades de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas e Lavras. Além de Minas Gerais, também há mandados sendo cumpridos em São Paulo e nas cidades baianas de Carrancas, Remanso, Marporá, Barra, Ibotiram e Cotegipe.
saiba mais
Investigações
As investigações apontaram que os dirigentes da seita religiosa estariam mantendo pessoas em regime de escravidão nas fazendas do Sul de Minas, onde desenvolviam suas atividades e rituais religiosos.
Os fiéis, ao ingressarem na seita, eram convencidos a doar seus bens sob o argumento da convivência em uma comunidade onde tudo seria de todos. Em seguida, eles eram obrigados a trabalhar sem qualquer pagamento.
Segundo a PF, a estimativa é que o patrimônio recebido em doações dos fiéis chegue a pouco mais de R$ 100 milhões. Parte desse patrimônio teria sido convertido em grandes fazendas, casas e veículos de luxo.
Operação em 2013
A seita começou a ser investigada em 2011, e os trabalhos resultaram na deflagração da "Operação Canaã" em 2013, quando a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do trabalho fizeram inspeções em propriedades rurais.
Conforme as investigações da época, foi identificado um sofisticado esquema de exploração do trabalho humano e lavagem de dinheiro levado a cabo por dirigentes e líderes religiosos.
Na época, dois membros da seita "Comunidade Evangélica Jesus" foram presos por apropriação indébita de cartões do programa "Bolsa Família" e de aposentadoria. Com eles, foram encontrados cartões do programa e da Previdência Social que, segundo o delegado que comandou a operação, João Carlos Giroto, pertenciam a integrantes da seita.
Apesar da suspeita de que seguidores trabalhavam ilegalmente em fazendas e comércios da igreja, na época não foi comprovado o trabalho escravo.
Segundo a Polícia Federal, a seita é oriunda de Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), mas em 2005, mudou-se para Minas Gerais. O grupo religioso atua nas cidades mineiras de Minduri, Andrelândia, Madre de Deus e São Vicente de Minas.
Em 2006, as precárias condições de alojamento e trabalho foram denunciadas. Na época, cerca de 800 integrantes da organização moravam em cinco fazendas em São Vicente de Minas e Minduri. Para a polícia, apesar de se organizarem em associações comunitárias sem fins lucrativos, a seita funcionava como uma empresa comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário