segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nasce a “Pró-Francisco”, uma campanha mundial para apoiar o Papa e suas reformas

O eixo progressistas-conservadores não responde ao que Francisco está buscando. Porque uns e outros (progressistas e conservadores) querem e buscam, junto com o Papa, uma Igreja cada vez mais evangélica.
Às vésperas da segunda – e definitiva – etapa do Sínodo dos Bispos sobre a Família, é lançada a rede Pró-Francisco. É uma iniciativa que objetiva, de acordo com seus mentores, “aglutinar pessoas, associações, meios de comunicação, coletivos e instituições do âmbito hispânico” com dois objetivos claros: “apoiar oPapa Francisco e tornar visível este apoio em uma plataforma digital propositiva e plural. Uma iniciativa para somar”.
A rede, que nasce com um caráter aberto, foi promovida em seus inícios por Religión Digital, Revista Encrucillada,Atrio.org e Amerindia (um dos principais portais de internet da América Latina), assim como Mensajeros de la Paz, e que nos próximos dias contará com novos apoios. Uma campanha de apoio ao Papa que “não vai contra ninguém, nem sequer contra aqueles que estão descontentes ou deslocados com o Papa Francisco”.
“Queremos aglutinar, em uma iniciativa absolutamente plural e pluralista, todas as pessoas de boa vontade, que veem no Papa Francisco um remédio humano-divino e divino-humano”, assegura o portal, que reconhece que “aqui cabem fiéis de todas as sensibilidades e posições ideológicas”, pois “o eixo esquerda-direita ficou antiquado. O eixo progressistas-conservadores não responde ao que Francisco está buscando. Porque uns e outros (progressistas e conservadores) querem e buscam, junto com o Papa, uma Igreja cada vez mais evangélica”.
A mecânica da adesão é muito fácil. Consiste em preencher um pequeno formulário, tornando público e explícito o apoio ao Papa Francisco. Foram habilitados uma página no Facebook, um perfil no Twitter, uma página de imagens no Flickr e um canal no YouTube. De fato, o objetivo é que todos aqueles que queiram apoiar o Papa possam fazê-lo enviando tuíts, imagens, vídeos, desenhos, pensamentos ou artigos, que serão postados na plataforma.
A iniciativa contará, progressivamente, com as contribuições de especialistas, membros da hierarquia ou fiéis comuns. “Queremos acompanhar e ‘replicar’ em todos os ambientes em que nos movemos a novidade e a riqueza deste pontificado da misericórdia”, revelam seus organizadores.
“Trata-se de entrar na onda de esperança que, pela mão de Francisco, atravessa a Igreja, e inclusive, o mundo. Remar com o Papa. Ajudá-lo, para que a barca de Pedro se dirija, decidida e animada pelo Espírito, pela força do Concílio e pelo processo sinodal e colegial, para uma reforma profunda da Igreja e de suas relações com o mundo.”
“Estamos dispostos a ‘arrumar confusão’ e ‘andar em frente’, como nos pede continuamente o Papa Francisco. Estamos preparados para apoiá-lo e segui-lo pelo caminho do ‘aggiornamento’ eclesial. Pela senda da conversão, que nasce nos corações e contagia pessoas e instituições, para transformar o mundo e lutar pelo Reino”, lê-se noProPapaFrancisco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário