segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Projeto "Rh a Arte de Empreender" tem novas ações no Mercado de Artesanato de Ilhéus

 O Projeto é desenvolvido pelo curso de Recursos Humanos da Faculdade Madre Thaís alinhando teoria à prática dos processos de RH em beneficio dos proprietários e colaboradores do Mercado de Artesanato.
Através de uma parceria com a Associação de Mercado de Artesanato de Ilhéus (AMAI), o curso de Recursos Humanos da Faculdade Madre Thaís (FMT), está desenvolvendo o "projeto de Gestão de Recursos Humanos em empreendimentos comunitários: uma aplicação ao Mercado de Artesanato de Ilhéus. O objetivo é aprimorar e fortalecer o potencial empreendedor dos artesãos que atuam no Marcado e os discentes, na prática profissional dos processos de Recursos Humanos estudados na comunidade onde estão inseridos.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Elba Karla Leão Silva "o projeto que recebe o nome fantasia de "Rh a Arte de Empreender" e tem como principal objetivo a interdisciplinaridade das disciplinas do terceiro semestre do curso de tecnólogo de Recursos Humanos da FMT alinhando teoria à prática onde os alunos terão a oportunidade de executar os processos de RH no mercado de artesanato de Ilhéus contribuindo assim com a comunidade, no caso especifico proprietários e colaboradores do Mercado de Artesanato."
"Devido à proposta do curso de tecnólogo ser de curta duração e focado diretamente no mercado de trabalho, percebemos a relevância deste projeto no momento que alinha teoria versus prática em um processo de intervenção na comunidade, atendendo por um lado a necessidade dos alunos e por outro lado contribuindo com a comunidade local," justifica a professora.
A responsabilidade do cronograma das ações que está sendo executado pelos estudantes foi elaborada pelos professores Thiago Cavalcante, Vilson Alves, Elba Karla e Virgínia Maria Ribeiro Santos. O grupo de alunos foi dividido em quatro equipes para desenvolver as pesquisas de campo, treinamentos, oficinas, dinâmicas de grupo e consultorias internas. "Desta forma poderão aprimorar os conhecimentos teóricos necessários dos discentes visando uma maior eficiência dos processos de gestão de recursos humanos, através da aplicação na pratica nas organizações," explica.
O primeiro passo foi o levantamento das atividades comerciais praticadas no Mercado de Artesanato e o número de pessoas que trabalham em cada uma delas. Depois foram definidas as prioridades, planejamento, execução e avaliação de Treinamento. Sempre contando com o apoio da presidente da Associação do Mercado de Artesanato de Ilhéus, Valdelenice Espinheira, está sendo realizada uma pesquisa sobre a existência de um plano de cargos utilizados no Mercado de Artesanato, bem como o entendimento dos empresários sobre a importância deste instrumento para promoção e a remuneração justa de seus colaboradores. O resultado é a “conscientização da importância de se desenvolver foco na carreira profissional compreendendo o cenário atual e perspectivas futuras dentro do campo de RH,” concluir a professora Elba Leão.

Um comentário:

  1. Experiência maravilhosa vivida por nós alunas do curso de RH, esse projeto tem contribuído bastante para nosso desenvolvimento.

    ResponderExcluir