segunda-feira, 26 de outubro de 2015

UESC conclui três turmas em Especialização em Metodologia em Educação Física e Esporte

Professores da UESC e gestoras da SEC e IAT
Os resultados das pesquisas relacionadas com a prática pedagógica da Educação Física Escolar, realizadas pelos alunos das três turmas do Curso de Especialização em Metodologia em Educação Física e Esporte, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), serão apresentados no dia 26 de novembro. aos gestores públicos, professores da rede e estudantes de Educação Física da UESC e Unime.
No dia 21 de outubro os coordenadores do Curso, Prof. Dr. Marco Aurélio Avila e Prof. Ms. Cristiano Sant’anna Bahia, apresentaram o relatório do curso, referente as três turmas formadas entre 2010 e 2015, a comissão composta pela Profa. Edileuza Nunes Simões Neris, diretora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia(SEC), o Prof. José Fernandes, coordenador da Educação Física da SEC e a Profa. Iraildes Almeida Sales, coordenadora Estadual Gestar, representado o Instituto Anísio Teixeira .
De acordo com o Prof. Cristiano Bahia, "a partir dos indicadores apresentados no relatório, os gestores da Secretaria de Educação e do Instituto Anísio Teixeira avaliaram que o curso atingiu o seu objetivo principal de qualificar a prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar. Como resultado da reunião, foram indicados pelos representantes da Sec e IAT, que outras ações poderiam ser articuladas com a UESC, visando à formação continuada e permanente em exercício."
A realização do curso de Especialização em Metodologia em Educação Física e Esporte ocorreu por meio da articulação da Coordenação de Desenvolvimento do Ensino Superior do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (SUDEB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz. O curso foi mantido financeiramente pela Sec, sendo executado e administrado pela UESC. Nas três primeiras turmas foram certificados 97 alunos
O professor Cristiano Bahia explica que "a necessidade da criação do curso surgiu a partir da demanda identificada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no sentido de qualificar os professores da área da Educação Física, especialmente aqueles que atuam no âmbito da Educação Básica na região."
"Durante vários anos, os cursos de formação de professores de Educação Física deixaram lacunas referentes ao trato dos conhecimentos de fundamentação pedagógica, que dão identidade ao trabalho docente, se concentrando, preferencialmente, nos conhecimentos de técnicas de movimento, muitas vezes, de forma descontextualizada. Tais lacunas se tornam ainda mais evidentes nas situações de ensino e aprendizagem que se ressentem de uma melhor compreensão da diversidade e da valorização da cultura como matriz geradora do conhecimento," conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário