quinta-feira, 1 de outubro de 2015

UESC recebe Miguel Proença com o Projeto Piano Brasil VII

 Recital coincide com a comemoração dos 15 anos do Núcleo de Artes da Universidade
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) recebe nos dias 5 e 6 de novembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, o Projeto Piano Brasil. Trata-se de uma parceria entre e o Núcleo de Artes e a produtora cultural carioca Delphos Produções. Ilhéus foi umas das 15 cidades selecionadas para a apresentação da sétima edição do evento Piano Brasil e, a única, no interior nordestino.
O Projeto Piano Brasil VII, com a produção do pianista Miguel Proença, consolidado como uma das principais iniciativas da música erudita brasileira dos últimos anos, lança este ano sua sétima edição com os patrocínios do BNDES e da Caixa Econômica Federal. A realização, conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O Projeto já esteve em 134 cidades brasileiras e está percorrendo todo o país entre os meses de março e novembro de 2015. 
Cada região foi contemplada com a escolha de três cidades. No caso da região Nordeste, além de três capitais - Recife, Natal e Salvador -, também, no interior, a cidade de Ilhéus. Estão incluídas Porto Alegre/RS, Maringá/PR e Londrina/PR (Região Sul); Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES e Ribeirão Preto/SP (Região Sudeste); Brasília/DF e Campo Grande/MS (Centro-oeste); Rio Branco/AC, Manaus/AM e Palmas/ TO (Norte).
Piano Brasil
O projeto Piano Brasil tem como objetivo a popularização da música erudita no país e a preservação de sua memória, por meio da gravação da coletânea Piano Brasileiro. O evento é composto por recitais, ensaios abertos, concertos e Masterclass. Serão distribuídas cartilhas gratuitas e doação da Coletânea Piano Brasileiro a todas as instituições que sediarem o evento, sendo a UESC uma das beneficiadas
O ensaio do Projeto Piano Brasil, na UESC, será aberto ao público e está programado para o dia 05 de novembro às 15 horas no auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto. Podem participar, principalmente, alunos da rede pública de ensino. O recital terá inicio às 20 horas do dia 06, aberto ao público em geral. Na mesma data haverá uma série de apresentações artísticas ao longo do dia, como parte da comemoração dos 15 anos do Núcleo de Artes.
Núcleo de artes da UESC
"O evento acontece no momento em que o Núcleo de Artes (NAU) comemora os seus 15 anos de ação de extensão. A programação artística, durante o dia 6, dará visibilidade às ações desenvolvidas pelo Projeto Arte, Educação, Musicalização e Canto Coral da UESC sob a Coordenação da professora de música Solange Skromov, com apresentações de teatro e dança, durante o dia, dos Corais Universitários e do Recital com o pianista Miguel Proença," assinala a professora a Coordenadora do Núcleo, professora Siomara Castro Nery.
Objetivos 
O Nau tem por objetivos promover ações didático-pedagógicas visando a formação de pessoas capazes de integrar o fazer artístico às atividades do dia-a-dia. Atender a demanda dos professores e educadores em geral, criando espaços para a reflexão teórica e prática do fazer musical, teatral e plástico. Promover a interação com os alunos do Departamento de Letras e Artes, alunos de outros departamentos, os diversos setores da Universidade assim como com a comunidade regional."O acolhimento do Piano Brasil VII na UESC, reflete o papel fomentador da Universidade quanto à promoção de atividades culturais com escopo educacional que valorizam a arte e a cultura em suas diversas manifestações" conclui a coordenadora Siomara Nery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário