quarta-feira, 6 de abril de 2016

Secretaria de Saúde de Ilhéus orienta população sobre cuidados para evitar a gripe

Em Ilhéus, a campanha nacional contra a gripe influenza A H1N1 será iniciada em 30 de abril, quando será realizado, em todo o Brasil, o Dia D de vacinação. Até 20 de maio, quando se encerrará a ação, vão trabalhar cerca de 200 profissionais em 20 salas de vacinação em postos fixos e volantes. 
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a gripe ocasionada pelo vírus influenza A (N1H1). De acordo com o secretário Antônio Ocké, o Ministério da Saúde recomenda que se crie o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, não tocar a face e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável. “A frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento é imprescindível”.
O coordenador de Vigilância à Saúde de Ilhéus, Antônio Firmo, lembrou ainda que adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos são de fundamental importância. “Também evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, não manter contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da influenza, evitar sair de casa em período de transmissão da doença, assim como aglomerações”.
Esses cuidados são importantes, segundo Firmo, devido ao aumento do número de casos registrados da gripe, como informou a secretaria estadual de Saúde. “Na Bahia, até o dia 9 de março deste ano, foram notificados 26 casos de síndrome respiratória aguda grave. Dentre eles, oito foram confirmados para influenza A H1N1, todos de residentes em Salvador, sendo que dois evoluíram para óbito”. 
Sintomas – A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
VacinaçãoEm Ilhéus, a campanha nacional contra a gripe influenza A H1N1 será iniciada em 30 de abril, quando será realizado, em todo o Brasil, o Dia D de vacinação. Até 20 de maio, quando se encerrará a ação, vão trabalhar cerca de 200 profissionais em 20 salas de vacinação em postos fixos e volantes. O objetivo é alcançar a meta de imunizar no mínimo 80% da população de grupos prioritários, a exemplo de idosos, crianças, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas e profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário