quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Ricardo Ferreira e Gileno Félix lançam livros no IGHB

 O escritor angolano-português radicado na Bahia, Ricardo Ferreira, lança dia 16 de Setembro às 18h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o seu terceiro livro “O Grande Banquete: Eles e Elas e os Risos do Fado”. No evento também será lançado o livro do poeta baiano, Gileno Felix, “O Trem, a Cidade e o Cordel”. O lançamento terá noite de autógrafos com os autores, recital de poesias e pocket show com Lazzo Matumbi.
Nascido em Angola, Ricardo Ferreira cresceu e se formou na cidade do fado (Lisboa) em meio às mudanças que Portugal experimentava e da democracia que se implementava no país. Como ele sempre diz: “Foi em Lisboa que me tornei homem, que fui pai, que aprendi a amar e ser amado”.
São as memórias desse novo tempo vivido na capital portuguesa que se misturam as vividas em Salvador, onde veio morar e se transformam no novo livro: O Grande Banquete: eles e elas e os risos do fado. Tais experiências de vida pintam o cenário de um romance entre um estudante português e uma estudante brasileira.

Este é o terceiro livro que encerra a trilogia. Antes vieram O Grande Banquete: a transformação e o templo, Cogito Editora, 2013; O Grande Banquete: viagens à nossa volta, Quarteto Editora, 2015.
Já o poeta baiano Gileno Félix, nascido em Salinas da Margarida, começou na arte através da música, apesar de exercer a advocacia. Compositor de música popular, com trabalho reconhecido nacionalmente, sempre desenvolveu temas de inspiração social. Militante das causas sociais, foi um dos fundadores do MDF ― Movimento de Defesa dos Favelados. Criou o núcleo de Assistência Judiciária do Mosteiro de São Bento da Bahia.
Foi membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador.
Escreveu seu primeiro poema aos 12 anos, incentivado pelo irmão Valparaíso Félix.
Dedicado às artes, tem incursionado, também, pelas artes plásticas, além disso, encontra-se hibernando nas gavetas um romance e uma reunião de contos aguardando a revisão final para vir à tona.
O livro de poemas, O Trem a Cidade e o Cordel é a sua primeira obra a ser publicada.
Multiforme é a viagem que se empreende na rica poesia de Gileno Félix. Nela se descobre um caminho ascensional em cada verso, em cada poema, que se abre para comunhão e intimidade de todos os que debruçarem sobre os seus versos, às vezes, longos, e, às vezes, curtos que se combinam e se oferecem à fruição do leitor.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento dos livros “O Grande Banquete: Eles e Elas e os Risos do Fado” e “O Trem, a Cidade e o Cordel”
ONDE: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, na Praça da Piedade, Centro de Salvador.
QUANDO: 16 de Setembro de 2016 de 18h às 21:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário