quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Instituto Nossa Senhora da Piedade vai comemorar cem anos de fundação

O conjunto arquitetônico da Piedade fotografado por Zé Nazal
Escola da Rede Mundial de Educação Ursulina é uma das mais antigas da Bahia
Obedecendo o lema de Santa Ângela de Mereci “Não há educação sem amor” o Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, comemora no próximo dia 15, o seu primeiro centenário de fundação. Para comemorar a data da Instituição que, durante todos esses anos, vem se dedicando à educação de crianças e jovens da região Sul da Bahia estabeleceu uma programação religiosa e cultural.
A celebração do Centenário do escola da Rede Mundial de Educação Ursulina começa com o tríduo com inicio no dia 12 sempre às 19 horas na Capela Nossa Senhora da Piedade. No dia 15, às 18 horas procissão e Missa solene em comemoração ao centenário.
No dia 17(sábado) ainda na programação do centenário da escola, o polimusicista, cantor de blues e compositor, Vasco Faé, vai se apresentar no Teatro Municipal de Ilhéus, com show especial. Nos dias 23 e 24 o colégio realiza a Gincana do Centenário envolvendo alunos do Fundamental II e Ensino Médio.
História O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus é uma instituição educacional, sem fins lucrativos, pertencente à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. O colégio foi fundado em 1916 por Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart, que veio da França, da comunidade de Quimperlé, atendendo o apelo do bispo Dom Manuel de Paiva, em 1915.
O instituto esta localizado no Alto da Piedade, na Rua Madre Thaís, numa área de 75 mil metros quadrados. São oito edifícios principais com laboratórios diversos incluindo de programação e informática, de publicidade e propaganda, auditórios, biblioteca, sala de leitura, capela, Museu da Piedade, comunidade religiosa, ginásio poli-esportivo, sala de audiovisual, parque infantil, herbário, cantina, refeitório,área verde(matinha), jardim da gruta, salão nobre, salão de conferências, sala de dança, sala de orações, sala de costura, piscina semi-olímpica, piscina infantil , três pátios arborizados e palácio destinado à parte pública (Escola Santa Ângela).
Educação Global
Dirigido pelas religiosas Ursulinas da União Romana, a partir de 2008, visando um maior contato cultural entre os alunos da Rede Ursulina no mundo inteiro e um melhor aprendizado de línguas estrangeiras, o Instituto Nossa Senhora da Piedade iniciou o programa de intercâmbio Educação Global. O programa disponibiliza viagens para os Estados Unidos, onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer cidades como Nova York, Miami e Dallas, além da África do Sul, onde são visitadas as cidades de Johannesburgo, Cidade do Cabo e Krugersdorp (Sede da Brescia House School). O novo programa prevê intercambio com com uma escola ursulina em Bielefeld, na Alemanha, iniciando o Programa de Educação Global do INSP na Europa
Integral
Há 20 anos a escola presta educação em tempo integral. Os alunos, desde o infantil até o fundamental, podem ficar nos dois turnos na escola, onde fazem refeições, tema banho, repousam tem reforço escolar, atividades artísticas, esportivas, culturais e lúdicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário