terça-feira, 1 de agosto de 2017

Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus

Por Victor Caputo (Exame) - Cananeus: povo não foi exterminado, ao contrário do que pede Deus na Bíblia (Dr. Claude Doumet-Serhal/The Sidon excavation/Divulgação)
A análise de DNA de cinco corpos enterrados há 3.500 anos no Líbano desafia a vontade de Deus. Os corpos eram de pessoas do povo dos cananeus, que vivia em território no qual estão Líbano, Israel, Jordânia e Síria hoje. O Antigo Testamento afirma que os cananeus foram exterminados após um pedido divino.
Diz Deuteronômio 10:16,17: “Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus”.
As análises arqueológicas e genéticas, no entanto, encontraram algo diferente. Foram encontrados resquícios de DNA dos cananeus em cerca de 90% dos libaneses que participaram da pesquisa. O material foi publicado no periódico científico American Journal of Human Genetics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário