segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Escola Dendê da Serra e UESC promovem cursos de formação



Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Dendê da Serra, em parceria com o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil (DCIE/UESC), promove o Curso de Formação de Professores na Perspectiva da Pedagogia Waldorf. A formação recebe aporte do Instituto Mahle e da Fundação Software AG, que viabilizam a realização dos seminários de forma gratuita para os participantes. 
No ano de 2016, o Curso de Formação teve uma participação expressiva de professores e interessados em sua primeira edição. Nos dias 11 e 12 de agosto, foi realizado o terceiro módulo de 2017, com os temas “O Desenho Infantil no Desenvolvimento da Criança” e “Do Brinquedo ao Movimento”, ministrado por Márcia Regiane de Oliveira e Angélica Slongo. Em palestra, Márcia Regiane aponta a grande conexão entre a atividade de pintar e desenhar e o crescimento físico da criança, contudo chama atenção para os grandes estímulos externos que vêm interferindo no desenvolvimento, na autonomia e na liberdade da mesma, principalmente no primeiro setênio (0-7 anos).“A ansiedade da sociedade atual está repercutindo cada vez mais cedo para a criança e isso impossibilita a criança de sentir quem ela é, o desenvolvimento da corporalidade”, afirma a professora. 
Neste terceiro módulo, o Pró-Reitor de Extensão da UESC, Dr. Alessandro Fernandes, prestigiou o curso e reafirmou a importância do mesmo estar ocorrendo no ambiente da universidade - centro de multiplicação e formação de professores. 
Os cursos são organizados com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância de considerar a imagem do ser humano integral ao elaborar práticas pedagógicas para escolas de qualquer natureza, públicas, privadas e de Pedagogia Waldorf. Partilham, além disso, práticas pedagógicas que trabalham o pensar-sentir-querer, com foco na educação infantil e nos três primeiros anos do ensino fundamental. 
“Aprendi que o movimento amadurece o corpo, que por sua vez vai amadurecer os sentimentos, que também vai amadurecer o pensar. Isso, que vou levar para sempre comigo, aprendi no curso e sem dúvidas vou repensar toda a minha prática docente”, relata Luana Brasil, profª do Ensino Fundamental II e Coordenadora do Projeto Programa Criança Feliz (Itamari/BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário