terça-feira, 15 de agosto de 2017

Sem atingir a meta, Ilhéus volta convocar pais ou responsáveis para vacinarem as crianças com a segunda dose

Faltava vacina, faltavam veículos para transportar as equipes de vacinadores, faltavam vacinadores porque Ilhéus só dispunha de quatro profissionais capacitados. Faltava divulgação eficiente sobre data, horários e importância da imunização. 
Esses e outros motivos fizeram com que a cobertura vacinal em Ilhéus, durante o período de campanha fosse pífia. Foi ruim em todo o país, mas aqui foi pior. Muitos não conseguiram a vacina contra influenza – esse é o meu caso – por que nos postos onde busquei não tinham a vacina ou se diziam impedidos, embora esteja entre os grupos que devam ser imunizados.
Diante deste quadro secretaria municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus, admite que cerca de 2.460 mil crianças maiores de 6 meses e menores de 9 anos, ainda precisam receber a segunda dose da vacina influenza trivalente contra gripe. Desde que foi iniciada no dia 17 de abril, a campanha, apesar de toda infraestrutura e divulgação montados pela Sesau, não atingiu a meta de vacinação estipulada em 12.315 mil doses.
Agora a Sesau orienta a população para que procure o posto de saúde mais próximo a fim de receber orientações ou atualizar a vacina, seguindo orientações de agendamentos descritas no cartão de vacinação da criança. A secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, acredita que a pouca procura por esta imunização se deve ao fato de que este ano não foi registrado nenhum caso grave da gripe e, portanto, a população tranquilizou-se, esquecendo dos riscos da Influenza. “Vale lembrar que a vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza”, explicou a secretária.
Influenza e HPV Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus do tipo A é o responsável pelas grandes pandemias e, dentre os subtipos existentes - os A(H1N1) e A(H3N2) - circulam atualmente em humanos.
Segundo a coordenadora da rede de frios da Sesau, Valquíria Cardeal, o papiloma vírus humano (HPV), pode provocar câncer de colo do útero e que a vacina protege contra os tipos mais frequentes do vírus. Ela disse ainda que além de vacinar “as meninas de 9 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, os meninos também estão sendo vacinados neste novo calendário. Em 2020, a faixa etária dos meninos será ampliada”, destacou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário