terça-feira, 1 de agosto de 2017

Voltado para o futuro o Lahige comemora XX anos, agora como Núcleo de Ensino



O Lahige (Laboratório de História e Geografia), hoje um Núcleo de Ensino, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) e ao Departamento de Filosofia e Ciência Humanas (DFCH), está comemorando 20 anos de sua criação. É o primeiro laboratório interdepartamental da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o objetivo de buscar soluções para as questões de ensino e aprendizagem nos cursos de História e Geografia, sempre com a perspectiva de ampliar o desempenho dos alunos e professores ligados à educação. 
“Os vinte anos do Lahige é razão oportuna para um balanço de suas práticas, que também se constituem em mecanismos de democratização do saber acadêmico,” assinala a professora/Dra. Gilsélia Lemos Moreira, (DCAA), coordenadora do Núcleo. Nesse contexto, as perspectivas para o Lahige são otimistas. Esta sendo construído um espaço voltado para o futuro, pensando sempre ações destinadas a transformação social. 
“Perseguimos uma prática docente reflexiva e consistente. Para tanto, estamos dialogando com docentes de outras áreas, estabelecendo parceria com laboratórios de ensino de Geografia e História de outras intuições e desenvolvendo ações que compreendem cursos, palestras, workshops e oficinas. Nossa meta é partir para o encontro das necessidades concretas dos futuros professores. Em tempos de crise política, econômica e, sobretudo, de rápidas mudanças na educação, cabe ao Lahige organizar um movimento cabal de renovação, o que implica produzir, construir e reconstruir um espaço de debate e dialogo que conduza à superação do saber atomizado,” explica a professora Gilsélia Moreira.
Projetos 
O Lahige tem, atualmente, dez projetos em andamento, incluindo, grupos de leituras, oficinas, minicursos e ciclo de palestras. São destaques a Escola de Projetos; a construção coletiva do saber geográfico- integrações e trocas. Geourbano e Cine Urbano, coordenados pela professora Gilsélia. Os Encantos da Lagoa Encantada, coordenado pelas professoras/Dras. Maria Cristina Rangel, Anna Lúcia Côgo e Lurdes Bertol Rocha. Ensino de Geografia Física na Escola, coordenado pela profa/Dra. Elisângela Martins Silva. 
Também os projetos, OCRI (Oficinas de Combate ao Racismo Institucional), coordenado pelo professores/Drs. Estélio Gomberg e Maria Cristina Rangel. Praticando Geografia: o ensino sobre o território, paisagem e lugar em diferentes perspectivas teórico-metodologicas, coordenado pela profa Maria Cristina Rangel. Oficina - História & Música, coordenado pela Prof.ª/Dra. Anna Côgo. Minicurso - História da Escravidão no Brasil, coordenado pela Prof.ª/Dra. Maria do Carmo Oliveira Russo, e História & Imagens – Projeto de extensão, coordenado pela profa/Dra. Isabel Pacheco. 
Equipe de trabalho 
O Núcleo funciona nos três turnos e conta com uma equipe que compreende um coordenador geral e dois coordenadores (Geografia) e (História), três estagiários e uma equipe de professores colaboradores, tendo na vice-coordenação a profa, Elisângela Martins Silva (DCAA). A professora, Maria Cristina Rangel (DCAA), responde pela coordenação da área de Geografia e a Profa. Anna Lúcia Côgo, responde pela coordenação da área de História. 
Histórico
O Lahige deu continuidade ao Centro de Estudos Sociais (CES). Em 1995 com a transformação do curso de Estudos Sociais em cursos de Historia e Geografia, licenciaturas plenas, o CES foi desativado O LAHIGE foi idealizado para dar continuidade às atividades do Centro. O Laboratório de Ensino de História e Geografia foi criado em 1997, concebido e coordenado pelas professoras Lurdes Bertol Rocha (DCAA) e Anna Lúcia Côgo (DFCH) e atualizado em 2000 pelo professor Robson Norberto Dantas (DFCH). 
“Ao longo desses vinte anos, o Lahige deu suporte aos alunos dos cursos de licenciatura, especialmente em período de estágio. Todo material didático utilizado nas escolas foi produzido no laboratório sob a orientação dos professores e coordenadores. O Lahige também deu apoio logístico à preparação de oficinas, seminários e encontros, como ocorreu em 1997 quando a UESC sediou o primeiro grande evento de Geografia no interior da Bahia, o V Encontro Baiano de Geografia e simultaneamente o VII Encontro de Estudos Geográficos da UESC,” lembra a coordenadora.
As atividades
O laboratório desenvolve atividades relacionadas à formação do professor da educação básica; oferece cursos, palestras, workshops e oficinas; estabelece canais de interlocução entre os conhecimentos específicos de História e Geografia e os conhecimentos provenientes das Ciências da Educação, buscando sempre a superação da dicotomia entre esses campos de conhecimento. 
As linhas de ação
Atualmente como Núcleo de Ensino se apoia em quatro linhas de atividades. 1- A ação continuada de formação de professores, 2- Ação logística de Prática de Ensino, 3- Ação de pesquisa e Produção de Materiais Didáticos, 4- Ação de difusão cultural. Vem conjugando o desenvolvimento destas ações com a preocupação de oferecer suporte aos graduandos dos cursos de Licenciatura da UESC para a efetivação das 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares, através da oferta de ciclos de palestras e cursos semestrais. A realização destas atividades vem contando com o trabalho dedicado de professores de diversos departamentos da UESC, em especial com os professores do DFCH, DCAA e DCIE.
A estrutura 
Para a realização de suas atividades, o Lahige dispõe de uma sala equipada com computadores para uso dos alunos dos cursos de História e Geografia, mapas, livros, revistas, teses, dissertações e monografias para consulta. Numa segunda sala funciona a administração do Núcleo, também utilizada para reuniões e trabalhos em grupo, além de área de convivência, que completa o espaço do laboratório.

Um comentário:

  1. Muito grata por divulgar nossas ações. O Lahige está de portas abertas à população regional que queira participar das atividades. Aceitamos sugestões também.

    ResponderExcluir